Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ações Inclusivas
Início do conteúdo da página
Ensino

Ações Inclusivas

Publicado em Terça, 12 de Abril de 2016, 15h22 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

As Ações Inclusivas no IF Farroupilha tem por fundamentos básicos, princípios e atribuições, assessorar no planejamento, na orientação, no acompanhamento e na avaliação da proposta pedagógica da instituição, bem como na implementação das políticas de ensino que viabilizem a operacionalização de atividades curriculares dos diversos níveis, formas e modalidades da educação profissional técnica e tecnológica, atendendo sempre aos princípios da legalidade e da eticidade, norteada pelo regimento geral e estatutário da Reitoria do IF Farroupilha.

Cabe à coordenação responsável colaborar para a inovação e o aperfeiçoamento do processo educativo, assegurando uma gestão democrática realizada no coletivo, voltada para melhorias na acessibilidade arquitetônica, educacional, comunicacional e atitudinal tanto no espaço escolar, como na comunidade em geral.

As Ações Inclusivas no IF Farroupilha buscam implementar sua Política de Diversidade e Inclusão, promovendo a cultura da educação do aprender a conviver com as diferenças. Os fazeres desta Política se voltam para as temáticas de inclusão e diversidade, em especial, para questões de inclusão dos estudantes com deficiência, das políticas afirmativas e das temáticas de gênero.

Para efetivação dessas ações, a Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) articulada com os campi e o Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) acompanhar a vida escolar dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação e as pessoas com diferentes dificuldades de aprendizagem conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) possui a finalidade de implementar as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, pautadas na construção da cidadania por meio da valorização da identidade étnico-racial, principalmente de negros, afrodescendentes e indígenas, procurando proporcionar a comunidade escolar a fomentação e a implementação de uma política de aceitação da diversidade e da diferença, através de uma educação pluricultural e pluriétnica.

O IF Farroupilha, procurando qualificar ainda mais as Ações Inclusivas, implementou na Reitoria, na CAI, o Núcleo de Elaboração e Adaptação de Materiais Didático/pedagógicos (NEAMA), com o objetivo de produzir materiais didáticos acessíveis, promovendo ações formativas relacionadas à inclusão e adaptação de materiais didático/pedagógicos. Este núcleo é composto pelo Coordenador de Ações Inclusivas da Reitoria, pelas Revisoras de Texto Braille, pela Intérprete de Libras e demais profissionais necessários para produção e adaptação destes materiais. Estas ações são pensadas no intuito de garantir o ingresso, a permanência e a formação qualificada dos estudantes e servidores com deficiência, bem como os cotistas das ações afirmativas do IF Farroupilha.

Veja as políticas, os programas e regulamentos das Ações Inclusivas nos anexos abaixo.

(Ver mais em Regulamentações/Legislações)

Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página