Página inicial > Sustentabilidade Econômica: reuso da água do tratamento de esgoto para irrigação através do carneiro hidráulico
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 15h49 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Com o problema de escassez de água e da poluição de recursos naturais, surge a necessidade de formas alternativas para reaproveitar a água após seu uso. E uma fonte de reutilização, está na água de esgotos tratados, onde a mesma pode ser lançada sem perigo ao meio ambiente ou reutilizada para outros fins. Também a necessidade de gerar energia renovável e não poluente o que também implica na realização desse projeto. O setor rural sofre cada vez mais com o fornecimento limitado de energia e os altos custos de adquirir e manter equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Para isto, existem equipamentos simples, mas de grande utilidade que fornece uma alternativa eficaz para contornar esses problemas, como a construção do carneiro hidráulico, através de materiais simples encontrados no cotidiano. Assim, este trabalho teve como objetivo a implantação de um sistema de irrigação reutilizando a água do esgoto tratado e associado a um carneiro hidráulico de baixo custo com a finalidade de realizar o bombeamento de água, sem o consumo de energia elétrica ou combustível fóssil.

Tendo em vista o consumo abundante de água como forma de irrigação, o interesse por esse projeto surgiu mediante as disponibilidades de implantar um sistema de irrigação, onde a água utilizada é um recurso sustentável, proveniente do tratamento de esgoto, e associado a isso, implantar também um sistema de irrigação, utilizando um carneiro hidráulico, como forma de energia para bombeamento da água.

O projeto implantado trouxe muitos resultados positivos. Destacamos alguns:

- demonstrar que é possível devolver ao meio ambiente o sistema de tratamento utilizado pelo Instituto tratado, sem resíduos e sem risco de contaminação;

- reutilizar a água do esgoto tratado, possibilitando reutilização na irrigação ou até mesmo em outros fins;

- Irrigar da grama plantada na estação, independendo de precipitação climática ou utilização da água potável do Instituto;

- utilização do carneiro como forma de elevar essa água até o reservatório de irrigação, sem a necessidade de utilizar energia elétrica e/ou combustível fóssil; - reutilização de forma reciclável de canos de PVC que seriam descartados;

- Custo baixo na implantação do projeto;

- Apresenta duas formas sustentáveis de contribuir para o meio ambiente;

- Forma a ideia de uma produção economicamente sustentável;

O projeto foi implantado por João Felipe Aguiar, colaborador da empresa Ação Consultoria Ambiental, que presta serviços terceirizados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, região central do Rio Grande do Sul e contou com a colaboração do técnico administrativo e coordenador da infraestrutura Cássio Sasse dos Santos.

Com o problema de escassez de água e da poluição de recursos naturais, surge a necessidade de formas alternativas para reaproveitar a água após seu uso. E uma fonte de reutilização, está na água de esgotos tratados, onde a mesma pode ser lançada sem perigo ao meio ambiente ou reutilizada para outros fins. Também a necessidade de gerar energia renovável e não poluente o que também implica na realização desse projeto. O setor rural sofre cada vez mais com o fornecimento limitado de energia e os altos custos de adquirir e manter equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Para isto, existem equipamentos simples, mas de grande utilidade que fornece uma alternativa eficaz para contornar esses problemas, como a construção do carneiro hidráulico, através de materiais simples encontrados no cotidiano. Assim, este trabalho tevecomo objetivos: implantação de um sistema de irrigação reutilizando a água do esgoto tratado e associado a um carneiro hidráulico de baixo custo com a finalidade de realizar o bombeamento de água, sem o consumo de energia elétrica ou combustível fóssil.

O projeto implantado trouxe muitos resultados positivos. Destacamos alguns:

- Custo baixo na implantação do projeto;

- Apresentar duas formas sustentáveis de contribuir para o meio ambiente;

- Formar a ideia de uma produção economicamente sustentável;

O projeto foi implantado por João Felipe Aguiar, colaborador da empresa Ação Consultoria Ambiental, que presta serviços terceirizados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos - Rio Grande do Sul e contou com a colaboração do técnico administrativo e coordenador de infraestrutura Cássio Sasse dos Santos.

Anexos: