Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Ensino

ENADE

Publicado em Terça, 12 de Abril de 2016, 16h25 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

A avaliação de desempenho dos estudantes é realizada através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, conforme o ciclo de avaliação de cursos, estabelecido por normativa própria, constituindo-se em componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

Mais informações na página oficial do Enade: http://portal.inep.gov.br/enade.

Enade 2017

Estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e em Sistemas de Informação, de licenciatura em Computação, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas devem realizar o exame este ano. As provas serão aplicadas no dia 26 de novembro.            

A prova é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área. O componente de Formação Geral tem dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. O Componente Específico tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Confira as portarias com as diretrizes de provas de cada área avaliada pelo Enade 2017: https://goo.gl/6b6l0x

Acesse o edital do Enade 2017: https://goo.gl/cD7g6i

No link a seguir e no arquivo em anexo, você encontra orientações sobre o Enade 2017: https://goo.gl/Ni9jzA

Enade 2018

Estudantes concluintes dos cursos listados abaixo devem realizar o exame este ano. As provas serão aplicadas no dia 25 de novembro, a partir das 13h30. 

Administração - Frederico Westphalen 

Administração - Júlio de Castilhos 

Administração - Santa Rosa 

Administração - Santo Augusto 

Administração - São Vicente do Sul 

Gastronomia - São Borja 

Gestão Pública - São Vicente do Sul 

As coordenações dos cursos terão que inscrever estudantes ingressantes e concluintes, mas somente os concluintes precisam preencher o cadastro, responder ao questionário do estudante e fazer a prova. No caso do curso de Administração dos campi Frederico Westphalen e Santo Augusto, por serem cursos novos, há somente alunos ingressantes, com menos de 80% da carga horária do curso concluída. Dessa forma, os ingressantes serão inscritos, contam no cálculo de alguns indicadores do Enade, mas não precisam responder ao questionário do estudante e nem fazer a prova. Os ingressantes apenas precisam finalizar o cadastro iniciado na inscrição, após receberem mensagem automática do sistema Enade. 

Confira em anexo a Portaria nº 501, de 25 de maio de 2018, para mais informações sobre o exame. 

 

Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800