Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página
Campus Avançado Uruguaiana

Sobre o Campus

Publicado em Quarta, 30 de Março de 2016, 14h13 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

O Campus Avançado Uruguaiana começou a ser delineado em 9 de julho de 2013 quando a equipe de gestão do Instituto Farroupilha foi recebida pelo Prefeito Municipal de Uruguaiana, com a finalidade de iniciar o processo da instalação de uma Unidade de Ensino Profissional (UEP) na cidade. As tratativas já haviam sido iniciadas em janeiro de 2013 e definidas em junho do mesmo ano, por negociação entre a Reitora, o Prefeito e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Em outubro de 2013, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC foram ofertados em Uruguaiana os cursos de Auxiliar em Serviços de Comércio Exterior, Representante Comercial e vendedor, tendo o início das aulas na segunda quinzena de novembro de 2013.

Em nova reunião, no dia 11 de junho de 2014, nas dependências da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, foi consolidada a parceria com o município e apresentada as informações e projeções do Campus Avançado. Esta foi oficializada em 10/06/2014 por meio da Portaria nº 505, publicada no Diário Oficial da União, a qual trata da autorização dos novos Campi da Rede Federal.

Em agosto de 2014, teve início o Curso Técnico em Informática, com duas turmas. No mês de setembro, duas turmas iniciaram o Curso de Infraestrutura Escolar na modalidade EaD. Simultaneamente, a estes, foram acontecendo cursos FIC, via Pronatec, e o curso Técnico em Informática para Internet.

Atualmente, com aproximadamente 300 alunos (2017), o Instituto Federal Farroupilha Campus Avançado Uruguaiana oferece oportunidades de qualificação para a comunidade através de  três cursos Técnicos:

- Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio - 70 vagas

- Técnico em  Informática  para Internet Concomitante ao Ensino Médio - 70  vagas

- Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio -  80  vagas

A forma de ingresso nos cursos do Instituto Farroupilha -  Campus Avançado Uruguaiana - se dá de duas formas:

- Curso Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

- Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio por meio do Processo Seletivo, regido por editais que são divulgados a partir do mês de agosto de cada ano.

 

Campus Avançado Uruguaiana

Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Avançado Uruguaiana

Rua Monteiro Lobato, 4442. Bairro Cabo Luís Quevedo. CEP: 97503-748 Uruguaiana - RS - Telefone: (55) 99711-7855.