Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página
Campus Alegrete

Sobre o Campus

Publicado em Quarta, 30 de Março de 2016, 14h05 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

HISTÓRICO

As atividades do Campus Alegrete começaram em 1954, a partir da iniciativa do então Deputado Federal Rui Ramos, que pleiteou junto à Secretaria Estadual da Agricultura a criação de uma escola para atender aos jovens da colônia do Passo Novo. Naquele ano, 33 alunos fizeram parte da primeira turma de Iniciação Agrícola, em regime de internato.

Ao longo dos seus 62 anos, a Instituição passou a integrar a administração estadual, depois foi vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. Em 1985, tornou-se Escola Agrotécnica Federal de Alegrete (EAFA). A estrutura física e o número de cursos cresceram gradativamente. Em 2005, foram autorizados os cursos superiores de Tecnologia em Produção de Grãos e Agroindústria; no ano seguinte, a escola passou a oferecer Cursos Técnicos Integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio (PROEJA), nas áreas da Informática e Agropecuária, além do Curso de Técnico Agrícola Integrado ao Ensino Médio, na habilitação Agropecuária.

Em 2008, a lei 11.892 criou os Institutos Federais – com isso, a EAFA e o Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul formam as bases para que fosse criado o Instituto Federal Farroupilha.

Atualmente, o Campus possui 14 cursos presenciais atuando em Alegrete, dois cursos à distância e um centro de referência no município de Quaraí, onde desenvolve cursos de extensão e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

No Campus são oferecidos os cursos técnicos nas modalidades integrado, subsequente e PROEJA (Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional), Em nível superior, o IF Farroupilha – Campus Alegrete oferta cursos de tecnologia, bacharelado e licenciatura. A instituição também disponibiliza aos interessados um curso de pós-graduação latu sensu e dois na modalidade EAD, além dos cursos de formação continuada através do Pronatec.  

Com aproximadamente 2000 alunos (2016), o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete oferece oportunidades de qualificação para toda a comunidade da Fronteira Oeste e do Estado.

  •  Pesquisa realizada pela Jornalista Mirian Barradas e editada por Ascom - Campus Alegrete.

FORMAS DE INGRESSO

A partir de 2015, o Instituto Federal Farroupilha começou a utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma única de seleção para os cursos Técnicos Subsequentes e Superiores. Para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, 100% das vagas têm como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para os Cursos Superiores, também 100% das vagas oferecidas tem como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, porém a seleção acontece por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU). A instituição aceita a nota de exames prestados nos últimos três anos. 

Todas as outras modalidade oferecidas se dão através de Processo Seletivo. Os editais são abertos, geralmente, no final do ano e, sempre são divulgados na mídia local e regional.

Atualmente, o Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete possui 14 cursos ofertados na modalidade presencial e dois no EAD. Confira os cursos oferecidos e o número de vagas e turnos ofertadas em 2016:

 

Cursos Técnicos Presenciais:

  • Técnico em Agroepecuária Integrado ao Ensino Médio - 120 vagas - Integral (diurno)
  • Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - 30 vagas - Integral (diurno)
  • Técnico em Informática Subsequente ao Ensino Médio - 25 vagas - Noturno
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio - PROEJA - 30 vagas - Noturno
  • Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio - PROEJA - 30 vagas - Noturno

Cursos de Graduação Presenciais:

  • Bacharelado em Engenharia Agrícola (IF Farroupilha/Unipampa) - 25 vagas - Integral (diurno)
  • Bacharelado em Zootecnia - 35 vagas - Integral (diurno)
  • Licenciatura em Ciências Biológicas - 30 vagas - Noturno
  • Licenciatura em Matemática - 30 vagas - Noturno
  • Licenciatura em Química - 30 vagas - Noturno
  • Tecnologia em Agroindústria - 30 vagas - Noturno
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 25 vagas - Noturno 
  • Tecnologia em Produção de Grãos - 30 vagas - Noturno

Cursos Técnicos do Ensino à Distância - EAD:

  • Técnico em Agroindústria
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Presencial:

  • Especialização em Gestão Escolar - 35 vagas - Noturno
registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Alegrete

RS-377 - Km 27 - Passo Novo - CEP 97555-000 - Alegrete/RS  - Telefone: (55) 3421-9600