Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página
Câmpus São Borja

Sobre o Campus

Publicado em Quarta, 30 de Março de 2016, 15h28 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

HISTÓRICO

A implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus São Borja, criado pelo Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – Fase II, vem preencher um vazio regional de ensino técnico, principalmente na área de tecnologia e serviços no município, contribuindo para o desenvolvimento da região e o estancamento do êxodo dos jovens que partem em busca de oportunidades de profissionalização em outras regiões do estado e do país.

A ideia de uma “Escola Técnica” em São Borja surgiu de uma demanda local e regional apresentada pela Prefeitura em resposta à chamada pública MEC/SETEC nº 01/2007. Tal Escola seria uma UNED (Unidade de Ensino Descentralizada) da então EAFA (Escola Agrotécnica Federal de Alegrete). As tratativas foram conduzidas pela direção da EAFA e autoridades políticas de São Borja, em consultas populares na região da fronteira oeste e das missões. Dessas consultas, surgiu a opção pelo município de São Borja, que ficou sob a responsabilidade de atender às demandas regionais, proporcionando estímulo ao crescimento da região.

O IF Farroupilha – Campus São Borja, foi vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, a partir da Portaria do Ministério da Educação nº 4, de 06 de janeiro de 2009. Assim, em 15 de março de 2010, houve o início das atividades acadêmicas, com servidores técnico-administrativos e docentes atuando provisoriamente nas dependências da Escola Sagrado Coração de Jesus. Em 21 de setembro de 2010, o Ministério da Educação lançou a Portaria nº 1.170, tornando efetiva a autorização para o funcionamento do Câmpus na cidade. No início do ano de 2011, houve a mudança para a sede definitiva, situada na Rua Otaviano Castilho Mendes nº 355, Bairro Betim.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Com o propósito de fortalecer os setores com grande potencial de desenvolvimento no município e na região, o Campus São Borja focou sua área de atuação em dois Eixos Tecnológicos: 'Informação e Comunicação' e 'Turismo, Hospitalidade e Lazer'; visando proporcionar à comunidade qualificação de qualidade no setor de tecnologia e serviços. Ainda, buscando atender às demandas na área educacional da cidade e região e também aos objetivos e finalidades do Instituto Farroupilha, o Câmpus São Borja têm ofertado cursos de licenciatura, com vistas a suprir a carência de docentes nas áreas da Física e da Matemática.

Atualmente, no nível da Educação Básica, o Campus oferta cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Cursos Técnicos Integrados PROEJA e Cursos Técnicos Subsequentes. No nível da Educação Superior, são oferecidos Cursos de Licenciatura, de Tecnologia e de Bacharelado. Ainda, há cursos de Pós-graduação e de Formação, sendo estes últimos vinculados a programas federais, como o Pronatec.

A instituição já formou cerca de 700 estudantes, oriundos dos cursos de nível médio e técnico nas modalidades presencial e de educação a distância, e tem matriculados aproximadamente 1800 estudantes no ano de 2016.

Hoje, estão em pleno funcionamento no Campus cursos técnicos na área de Informática, Eventos e Cozinha; Licenciaturas em Matemática e Física; Bacharelado em Sistemas de Informação; Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Gastronomia. Na modalidade de educação a distância, é ofertado o curso Técnico em Informática para Internet. 

 

FORMAS DE INGRESSO

A partir de 2015, o Instituto Federal Farroupilha começou a utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção para os cursos Técnicos Subsequentes e Superiores. Para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, 100% das vagas têm como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para os Cursos Superiores, também 100% das vagas oferecidas têm como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU).

No Campus São Borja são ofertadas anualmente 60 vagas para o Curso Técnico em Informática Integrado; 60 vagas para o Curso Técnico em Eventos Integrado; 30 vagas para o Curso Técnico em Eventos Subsequente; 30 vagas para o Curso Técnico em Cozinha Subsequente; 35 vagas para Licenciatura em Física; 30 vagas para Licenciatura em Matemática; 30 vagas para o Bacharelado em Sistemas de Informação; 30 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo; 30 vagas para o curso de Tecnologia em Gastronomia; 35 vagas para o curso Técnico em Cozinha Proeja e 40 vagas para o Curso Técnico em Informática para Internet na modalidade de educação a distância para os polos de Santa Maria, Não-Me-Toque; Sobradinho e Panambi.

Para os Cursos Técnicos Subsequentes, a instituição utilizar a nota do ENEM como critério de seleção, valendo as notas de exames prestados nos últimos três anos.

 

POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

O Instituto Fderal Farroupilha destina 50% das vagas para estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio e/ou Ensino Fundamental em escolas públicas. Do total de vagas para egressos de escola pública, 50% serão destinadas para candidatos com renda igual ou inferior a 1,5 salários mínimos per capita. Essas vagas ainda terão reservas destinadas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, cujo cálculo se dá com base no último Censo do IBGE.

Dentro da Ampla Concorrência, 35% das vagas são destinadas para alunos provenientes de Escola Pública Rural. Aos candidatos com deficiência, assegura-se 5% do total de vagas ofertadas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Borja

Rua Otaviano Castilho Mendes, nº 355 - CEP 97670-000 - São Borja - Rio Grande do Sul/RS - Telefone: (55) 3431-0500