Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Mediotec
Início do conteúdo da página
Extensão

MedioTec

Publicado em Terça, 04 de Julho de 2017, 11h36 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

banner mediotec

O MedioTec é uma ação do Pronatec/Bolsa-Formação, que visa a oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. A oferta será realizada no contra turno em que o aluno cursa o ensino médio regular.

O MedioTec tem como proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

O programa será executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), e tem, dentre outros objetivos, o de garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

O MedioTec EaD é uma ação do Pronatec que tem, entre seus propósitos, a formação técnica profissional como mais uma alternativa para o jovem, que ao final da educação básica terá um diploma de ensino médio e um diploma de curso técnico, ampliando as chances de inserção profissional quando da conclusão da etapa regular.

IFFar vai ofertar curso técnico em informática concomitante na modalidade EAD 

Curso Técnico em Informática Concomitante MedioTec EaD

  • O eixo escolhido para o curso justifica-se pela constante evolução das tecnologias da informação e comunicação que levou ao aumento da demanda de profissional na área de informática. Entre esses, o Técnico em Informática tem sido um profissional bastante requisitado.  Ele pode trabalhar com atividades de manutenção de equipamentos de Informática; manutenção, instalação e configuração de redes de computadores; instalação, configuração e desenvolvimento de sistema operacional, seleção de programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene e saúde. Além disso, codificação de programas e modelagem de banco de dados, desenvolvimento e manutenção de sistemas para web e mobile. Neste contexto, a proposta de implantação e execução do Curso de Educação Profissional Técnico em Informática de Nível Médio Concomitante a Distância vem ao encontro da realidade do mundo do trabalho.
  • O Curso Técnico em Informática Concomitante MedioTec EaD, observando-se o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para diplomação, terá certificação intermediária, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos. Após a conclusão dos quatros semestres, o aluno receberá o diploma do Curso Técnico em Informática.

 Matriz Curricular

Matriz Curricular

Curso Técnico em Informática Concomitante MedioTec EaD

Sem.

Disciplinas

CH (h/r)*

1º Semestre

Ambientação em EaD

30

Programação I

75

Lógica Matemática

45

Fundamentos da Informática e Aplicativos

75

Hardware

90

Subtotal de carga horária do semestre

315

2º Semestre

Programação II

75

Banco de Dados

120

Análise e Modelagem de Sistemas

60

Tópicos Avançados em Informática I

60

Inglês Instrumental I

30

Subtotal de carga horária do semestre

345

3º Semestre

Programação III

120

Empreendedorismo

45

Tópicos Avançados em Informática II

60

Inglês Instrumental II

30

Subtotal de carga horária do semestre

270

4º Semestre

Redes de Computadores

90

Ética e Relações Humanas no Trabalho

60

Programação Avançada

75

Português Instrumental

45

Subtotal de carga horária do semestre

270

Carga Horária total do curso (hora relógio)

1200

 

Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Perfil do Curso por Semestre

  • O primeiro semestre iniciará com a disciplina de Ambientação em EaD que irá apresentar ao aluno o Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVA) e ferramentas para navegação e busca na Internet. Metodologia de estudo baseadas nos princípios de autonomia, interação e cooperação. Deste modo, habilitará o aluno para o desenvolvimento do curso.
  • Após, serão iniciadas disciplinas do núcleo tecnológico, como Programação I e Lógica Matemática, onde serão abordados Conjunto de conceitos e ideias sobre técnica de desenvolver algoritmos, necessárias no aprendizado de programação de computadores. Também neste núcleo disciplinas de Fundamentos da Informática e Aplicativos e Hardware, em que a primeira trabalha conceitos de informática e aplicativos, internet. Em Hardware, instalações de programas, componentes de computador, montagem e configuração, manutenção corretiva e preventiva.
  • Ao concluir este semestre, se o aluno desejar não continuar frequentando o curso, ele poderá solicitar a certificação intermediária de Montagem e Manutenção de Computadores.
  • No segundo semestre, cursarão disciplinas como Programação II, dando continuidade ao aprimoramento de sua lógica de programa, utilizarão ambientes de desenvolvimento de aplicações, integração com banco de dados. Na disciplina de Banco de Dados (BD) trabalharão sistemas de gerência de BD, pesquisas em BD e demais temas pertinentes. Análise e Modelagem de Sistemas, disciplina em que estudará análise e modelagem de sistema, processo de desenvolvimento de software e engenharia de requisitos. Tópicos Avançados em Informática I, disciplina que trata sobre tecnologias e produtos de sistemas de informação da atualidade e tendências de software ou hardware.  Inglês Instrumental I que trabalhará a Leitura, interpretação e aquisição de vocabulário técnico da área de Tecnologia da Informação.
  • Ao término do segundo semestre, se o aluno desejar não continuar frequentando o curso, ele poderá solicitar a certificação intermediária de Programador de Sistemas.
  • No terceiro semestre, disciplinas como Programação III contemplará introdução à linguagem para WEB, introdução à orientação a objetos. Em Empreendedorismo, uma introdução ao empreendedorismo, plano de negócios, tipos de planejamento e controle e organização das empresas.
  • Tópicos Avançados em Informática II tratará de conhecimentos de tecnologias e produtos de sistemas de informação da atualidade e tendências de software ou hardware. Inglês Instrumental II dará continuidade ao aprendizado  da língua focando a área de Tecnologia da Informação.
  • Finalizando o terceiro semestre, se o aluno desejar não continuar frequentando o curso, ele poderá solicitar a certificação intermediária de Programador de Sistemas WEB.
  • No último semestre do curso, em Rede de Computadores serão tratados Conceitos de Redes, estruturas e seus componentes, topologias, protocolos e serviços de sedes e Cabeamento.Ética e Relações Humanas no Trabalho tratará de cidadania, responsabilidade social com ênfase na sustentabilidade, fundamentos da ética geral e profissional. A globalização e as mudanças comportamentais e educação ambiental. Programação Avançada, ambientes de programação para dispositivos móveis,  aplicações multimídia. Construção de aplicações híbrida (Android, IOS e Windows phone) utilizando framework IONIC. Português Instrumental que contempla produção textual: currículo, carta de apresentação, resumo e resenha. 
  • Após a conclusão dos quatros semestres, o aluno receberá o diploma do Curso Técnico em Informática.

Modalidade EAD

         A Educação a Distância (EaD)  é uma modalidade de ensino.  Na EAD, a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e de aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e/ou tempos diversos.

  • A EAD é uma alternativa tecnológica que se apresenta em nível mundial e, especificamente, na sociedade brasileira, como um caminho privilegiado de democratização da educação e que muito pode colaborar para a humanização do indivíduo, para a formação do cidadão e para a constituição de uma sociedade mais igualitária e justa. No contexto da sociedade tecnológica é, sem dúvida, uma alternativa de grandes potencialidades, no sentido de facilitar o acesso a uma melhor qualidade.
  • Na educação a distância, as aulas serão ministradas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas que permite o acesso a um curso e também permite a interação entre os alunos, professores e equipe multidisciplinar, envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
  • O AVA possibilita a concepção de uma sala de aula virtual para o acompanhamento dos alunos e a realização de atividades de aprendizagem. O AVA será acessado pelo estudante nos Centros de Referência/Polos, com o acompanhamento do professor mediador, de acordo com o cronograma da unidade de ensino, mas também poderá ser acessado em outros espaços.
  • O semestre letivo é dividido bloco, sendo assim, em cada bloco serão cursadas determinadas disciplinas iniciadas em datas distintas, com base na grade curricular do curso. A cada bloco, serão realizadas as avaliações presenciais obrigatórias das disciplinas nos Centros de Referência/Polos. 
  • Os estudantes de cursos EAD, por seu perfil diferenciado, demonstram mais autonomia e compromisso com a própria formação. Para isso, precisam interagir usando ferramentas de comunicação como chats, fóruns e mensagens diretas e ter algumas características, como disciplina, organização, curiosidade e proatividade. 
  • Assista ao vídeo sobre o curso ofertado pelo IFFar: https://www.youtube.com/watch?v=RbT70nYxd4c&feature=youtu.be
  • Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Assista à apresentação do Mediotec no YouTube:

Captura de Tela 2017-07-11 às 08.40.02.png

Locais de Oferta

Cachoeira do Sul
Centro Regional de Educação a Distância – CEAD Vale do Jacuí - Polo UAB e e-Tec
Rua Júlio de Castilhos, 342 - 2º piso – Centro, CEP: 96.501-000
Contato: (51) 3724-6007 / 3724-0867
Coordenador: Rosane Aparecida Brendler Keller

Centro de Referência Candelária
Endereço: Avenida Júlio de Castilhos, 431 - Bairro Centro, CEP: 96930-000
Contato: (55) 99143-4281
Coordenação Adjunta: Giancarlo Bruno

Centro de Referência Carazinho
Endereço: Rua Pe. Luís Vanela, 115 – Bairro Boa Vista, CEP: 99.500-000
Contato: (55) 98431-3826
Coordenação Adjunta: Veronica

Ijuí
Instituto Guilherme Clemente Koehler
Rua Aristeu Pereira, 983, Bairro Burtet, CEP: 98.700-000
Contato: (55) 3333-2825 / Celular da coordenadora: (55) 8106-1691
Coordenador: Mari Terezinha da Rocha Monteiro

Santa Maria
Escola Estadual de Educação Básica Augusto Rushi
Rua Dr. Paulo da Silva e Souza Bairro Juscelino Kubistchek, CEP: 97.035-250
Contato: (55) 3212-1144
Coordenador: Maria Antonieta Guimarães

Centro de Referência São Gabriel
Centro de Referência
Endereço: Rua Alfredo Gomes Gonçalves, 104 – Bairro São Gregório, CEP: 97.300-000
Coordenação Adjunta: Lurdes Zanchetta da Rosa
Contato: (55) 99986-0669
_______________________________________________________________

Coordenação Geral Mediotec
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria/ RS.
Telefone: (55) 3218-9841 (Pró-reitoria de Extensão)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
_______________________________________________________________

Previsão de início das aulas 28 de agosto de 2017

Imagem: Portal do MEC

 

 

Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página