Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Alegrete > Alunos do Polo Formigueiro visitam Agroindústria de Morangos na Estância do Meio
Início do conteúdo da página
Notícias Alegrete

Alunos do Polo Formigueiro visitam Agroindústria de Morangos na Estância do Meio

Publicado em Terça, 03 de Janeiro de 2017, 10h03 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

No domingo, 11 de dezembro, um grupo de alunos do curso Técnico em Agroindústria do Polo de Formigueiro, esteve visitando a propriedade da Srª. Teresinha Gass, na Estância do Meio, interior do município de Formigueiro. A produtora planta morangos San Andreas, Caminho Real e Camarosa, onde as abelhas Jataí são muito eficientes na polinização das estufas, fazendo a visita na flor do morangueiro. As flores visitadas por essa abelha originam morangos bem formados. 

A produtora se interessou pelo cultivo de morango porque é uma cultura que se colhe, praticamente, todo ano. O retorno é quase que imediato, porque o produtor planta a muda no mês de maio e nos meses de setembro e outubro já está colhendo. Só pára de produzir quando começam as geadas. Cada muda produz por três anos, depois deve ser substituída por uma nova muda. 

Para obtenção de frutos de qualidade, um dos pré-requisitos essenciais é a utilização de mudas de alta qualidade genética e sanitária. A variedade San Andreas produz um morango doce, resistente e de belo formato. Já o Caminho Real produz uma fruta mais resistente, encorpada e saborosa, de alta produção e por sua firmeza pode ser enviada a diferentes lugares com boa duração de pós-colheita, e a Camarosa se confirma como o melhor cultivo para a mesa e a indústria. 

A equipe do Polo Formigueiro agradece a família da Srª. Teresina Gass, pela receptividade com um saboroso suco de morango e, para acompanhar, rosquinhas caseiras.

Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800