Página inicial > Alegrete > Conquistas marcam a participação do IF Farroupilha - Campus Alegrete na Expointer 2016
Notícias Alegrete

Publicado em Sábado, 17 de Setembro de 2016, 18h41 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Em 2016 o trabalho desenvolvido de forma conjunta por alunos, funcionários e professores do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete chegou pela primeira vez no maior palco do agronegócio da América Latina. A estreia como expositor na Expointer 2015, através de parcerias, motivou a Coordenação de Produção e os estudantes integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Bovinocultura do campus (GPEB) a prospectarem uma representação institucional com animais preparados na própria instituição em Alegrete para a edição deste ano.

Para driblar as adversidades econômicas, foi desenvolvido um plano de cooperação com iniciativas privadas. Até o momento 14 marcas já integram o portfólio de parceiros da instituição. “A partir do suporte da direção do campus, do empenho dos alunos e dos funcionários e do apoio destes parceiros, tem sido possível concretizar nossos projetos” sinaliza o coordenador de produção do IFFar Campus Alegrete, o Prof. Emmanuel Veiga de Camargo, que destaca especialmente a parceria com a Fazenda das Nogueiras de Caxias do Sul e com a Supra Nutrição Animal, fundamentais nesta iniciativa.

A Expointer 2016 foi realizada entre o período de 27 de agosto a 04 de setembro em Esteio (RS). O planejamento para a participação no evento começou em setembro de 2015. Em março deste ano, os alunos do curso de Zootecnia integrantes do GPEB, iniciaram o preparo diário de 10 animais das raças Holandês, Girolando e Gir Leiteiro. De acordo com o Prof. Emmanuel, a participação na Expointer "foi a concretização de um projeto que tem como bandeira o envolvimento e a motivação dos alunos, a demonstração do trabalho realizado em no Campus, a aplicabilidade prática dos conceitos trabalhados em sala de aula, a busca pela potencialização da bovinocultura de leite e a otimização das relações institucionais com órgãos externos".  Ele explica que o trabalho conjunto da Coordenação de Produção e do grupo de pesquisa está alicerçado em cinco vertentes: Produção, pesquisa, ensino, extensão e fomento.

Na pista de julgamento a participação do IFFar Campus Alegrete foi um sucesso. No julgamento da raça Girolando, conduzido pela jurada oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a mineira Lilian Jacinto, os alunos e o professor Emmanuel vibraram com a conquista dos títulos de campeã bezerra júnior, campeã bezerra intermediária e reservada melhor fêmea jovem da raça. Tais resultados confirmam a qualidade zootécnica e o excelente preparo dos animais apresentados. A fêmea “IFFCA Atena Ivete Snowrush 1/2 G501", primeiro produto da raça Girolando registrado pela instituição, foi muito elogiada em pista. De acordo com a jurada, a fêmea poderia estar nas exposições mais expressivas da raça em qualquer lugar do país. Outro ponto que merece destaque é a parceria firmada com a Cabanha Santa Clara de Humaitá (RS). A propriedade que conquistou o título de grande campeã da raça Holandesa na Expointer 2016, doou ao IFFar campus Alegrete, uma aspiração da fêmea vencedora. A partir disto, o instituto terá acesso à genética da matriz para aprimoramento do seu plantel Holandês.

Durante nove dias de evento os animais foram expostos no pavilhão de bovinos de leite do parque de exposições Assis Brasil juntamente com os exemplares Gir Leiteiro e Girolando expostos pela Fazenda das Nogueiras. Além dos animais, a instituição contou com um estande com materiais informativos do campus, localizado próximo aos animais para receber os visitantes. O IFFar também esteve representado por sete alunos do curso de Zootecnia, membros do grupo de pesquisa, juntamente com o Prof. Emmanuel Camargo.  Além de cuidar e apresentar os animais, eles tiveram a oportunidade de atender o público, acompanhar julgamentos, palestras, estabelecer contatos e trocar experiências. “Atendemos um considerável número de produtores interessados em informações sobre nossos animais, bem como estudantes e professores de outras instituições. Foi possível discutir soluções juntamente aos profissionais e pecuaristas presentes na mostra e que expressaram considerável entusiasmo em aprimorar os sistemas de produção, o que tornou esta investida extremamente positiva e prazerosa para nós", contou a estudante Gabriele Lopes, do 4º semestre do curso de Zootecnia. Ao retorno do evento, os estudantes se reuniram e realizaram a entrega simbólica das premiações conquistadas em Esteio ao Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Prof. Rodrigo Machado, em forma de agradecimento por todo apoio prestado à iniciativa.

Na agenda

A próxima exposição em que o Instituto Federal Farroupilha deverá marcar presença será a 8ª Exposição Agropecuária de Manoel Viana, de 22 a 24 de setembro. Posteriormente, o Campus participará novamente da Exposição Agropecuária de Alegrete, entre 11 e 16 de outubro. Para esta edição da feira, estão sendo preparados ovinos, bovinos, coelhos e aves.

Texto: Nathã Carvalho

Na agenda

A próxima exposição em que o Instituto Federal Farroupilha deverá marcar presença será a 7ª Exposição Agropecuária de Manoel Viana, de 22 a 24 de setembro. Posteriormente, o Campus participará novamente da Exposição Agropecuária de Alegrete, entre 11 e 16 de outubro. Para esta edição da feira, estão sendo preparados ovinos, bovinos, coelhos e aves.