Página inicial > Alegrete > IF Farroupilha Campus Alegrete completa 62 anos de atividades
Notícias Alegrete

IF Farroupilha Campus Alegrete completa 62 anos de atividades

Publicado em Quinta, 31 de Março de 2016, 11h15 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete comemorou ontem, dia 21 de março, seus 62 anos de existência. Criado em 1954, iniciou suas atividades como Escola Agrotécnica de Alegrete, e posteriormente, em 1985, mudou para Escola Agrotécnica Federal de Alegrete.

A Escola foi criada com os objetivos de atender jovens oriundos de famílias de agricultores, do Núcleo Colonial do Passo Novo. Seria uma experiência pioneira de reforma agrária, numa fazenda desapropriada e loteada em 110 glebas de 30 ha, com a instalação de um Posto Agropecuário, Patrulha Agrícola, Cooperativa, Centro de Tratorista e Grupo Escolar. Com toda essa estrutura, acreditava-se que a colônia seria um modelo de desenvolvimento para a região. Tudo isso aconteceu na vontade do Dr. Rui Ramos, Deputado Federal em 1952, que defendia que esta escola traria um grande impulso para a região, e que em decorrência disso, derivaria dela a Universidade Rural da Fronteira Oeste.

E assim aconteceu a realização do sonho do Dr. Rui Ramos. Em 05 de fevereiro de 2003, eleita pela comunidade escolar, a Professora Carla Comerlato Jardim é eleita e assume a Direção Geral da Instituição e, em sua gestão, a EAFA/RS completa 50 anos.

Em 29 de dezembro de 2008, foi criado pela Lei nº 11.892, o Instituto Federal Farroupilha, utilizando-se da infraestrutura já existente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, através da fusão e transformação do Centro Federal Tecnológico de São Vicente do Sul, Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, Unidade Descentralizada de Júlio de Castilhos e Unidade Descentralizada de Santo Augusto em uma nova instituição federal de ensino.

Os Institutos Federais estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, oferecendo cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado.

Atualmente, o Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete é dirigido por Ana Paula Ribeiro. Hoje, conta com cerca de 3.000 alunos, 115 servidores docentes, 88 servidores técnico-administrativos e 99 funcionários terceirizados. Ana Paula Procura sempre enfatiza a importância da Instituição na comunidade: "além de formar grandes profissionais, formamos grandes seres humanos". Ela também parabeniza os alunos e os servidores por fazerem parte da história do Instituto. "Uma palavra traduz o que sinto em relação ao IF: orgulho. Sinto orgulho de pertencer à instituição e das pessoas que por aqui passaram", finaliza.

O Campus Alegrete oferece cursos de formação continuada, nível médio, técnico, tecnológico, graduação e pós graduação. São eles: Técnicos em Agropecuária e Informática integrados ao Ensino Médio; Técnico em Informática Subsequente; Técnico em Manutenção e Suporte de Informática Integrado a Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, Técnicos em Manutenção e Suporte de Informática e Agroindústria na modalidade de Ensino a Distância - EAD; Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agroindústria e Produção de Grãos; Licenciaturas em Química, Matemática e Ciências Biológicas; Bacharelados em Zootecnia e Engenharia Agrícola (curso interinstitucional: UNIPAMPA/IF FARROUPILHA); Pós-Graduação em Gestão Escolar, além de cursos do PRONATEC e de formação continuada (FIC).

Mirian Barradas (editada e atualizada por Ascom - Campus Alegrete)