Página inicial > Alegrete > Seleção pelo Sisu oferta 1.350 vagas em 40 cursos
Notícias Alegrete

Seleção pelo Sisu oferta 1.350 vagas em 40 cursos

Publicado em Terça, 24 de Janeiro de 2017, 10h42 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Foi publicado na última quinta-feira (19) o edital da Seleção para Cursos Superiores do Instituto Federal Farroupilha por meio do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2017.

O IFFar oferta 1.350 vagas em 40 cursos superiores, distribuídos em 9 campi - Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santo Ângelo, Santo Augusto, Santa Rosa, São Borja e São Vicente do Sul. As inscrições serão realizadas entre os dias 24 e 27 de janeiro, no site do Sistema de Seleção Unificada.

Confira o edital e demais documentos complementares com todas as informações sobre a seleção.

Cursos e vagas, por campus:

Campus Santo Ângelo

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – 35

GESTÃO PÚBLICA - 35

QUÍMICA – 30

Há reserva de vagas para:

• Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos com deficiência

Sobre o preenchimento das vagas

A lista completa com as vagas e informações sobre cada curso está disponível no Termo de Adesão do IFFar com o Sisu.

As vagas eventualmente remanescentes ao final da 1ª chamada do processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2017, serão preenchidas por meio da utilização prioritária da Lista de Espera disponibilizada pelo Sisu. Para constar na Lista de Espera de que trata o item anterior, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar no Sisu o interesse à vaga, durante o período especificado no cronograma fornecido pelo MEC.

O preenchimento das vagas por meio da Lista de Espera ocorrerá em edital próprio, respeitando as Ações Afirmativas, sendo que as vagas eventualmente remanescentes serão remanejadas, conforme dispõe a Lei nº 12.711/2012 e a Portaria Normativa nº 018/2012 do Ministério da Educação (MEC).

Compete única e exclusivamente ao candidato certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos pela Instituição para concorrer às vagas reservadas e às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga. Confira todas as informações no edital e documentos complementares.

Sobre as matrículas

As matrículas serão realizadas respeitando a classificação dos candidatos. A documentação para a realização desta consta no item 3 do Termo de Adesão.

Os documentos podem ser entregues de três formas: por meio presencial, por procuração ou enviados por correio (com cópia por e-mail). Confira todas as informações no edital e documentos complementares.