Página inicial > Alegrete > De 2 a 6 de julho realizou-se em São Paulo o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 18 de Julho de 2017, 16h30 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior
De 2 a 6 de julho realizou-se em São Paulo o XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Com o tema Computação para tudo e tod*s, o Congresso contempla eventos base, como o 25º WEI - Workshop sobre Educação em Computação (Qualis B3)  e eventos satélite, como o 14º SBSC - Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (Qualis B3)  e o 4º ENCompIF - Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais.

O Campus Alegrete foi representado pelo aluno de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gian Luca Motta Flores e pela Profa. Jaline Mombach, que realizaram a apresentação de três trabalhos, escritos em conjunto com outros alunos.

Pensar para Programar: Projeto de Ensino no Curso Técnico em Informática [Download]

Wagner dos Santos Marques, Paulo Silas Severo de Souza, Jaline Gonçalves Mombach

Towards an Educational Platform with Real-Time Collaboration and Monitoring of Students Achievement [Download]

Paulo Silas Severo de Souza, Wagner dos Santos Marques, Jaline Gonçalves Mombach

Experiência de Gamificação na Organização dos Trabalhos de Conclusão de um Curso Técnico em Informática [Download]

Gian Luca Motta Flores, Ângelo Nery Vieira Crestani, Rudieri Dietrich Bauer, Jaline Gonçalves Mombach

"A ida para o evento, CSBC, realizado na Universidade Mackenzie em São Paulo foi uma vitória, já que para estar lá precisava que um artigo fosse aceito, e ao ver que isso se concretizou me deixou muito feliz, foi uma conquista a mais. O evento todo era composto por diversas áreas da computação, e realmente bem organizado, podendo ver apresentações e debates que vão desde assuntos de redes computacionais até novas metodologias para o ensino da computação nas escolas. Essa experiência toda pode me proporcionar novos conhecimentos para trabalhos futuros, reflexões sobre a atual realidade da nossa educação vista de vários pontos, inclusive destacando a presença de palestrante que tem uma vasta visão da educação básica em outros países, assim como oradoras com experiência de mais de 50 anos na educação e também novas ideias que podem ser aplicadas em nossos atuais projetos e pesquisas. O evento me proporcionou a oportunidade de conhecer novas pessoas da área, assim como pessoas com um interesse em comum, o que gerou parcerias e convites de outros campus do IFFar e faculdades, como o convite para um evento no nordeste, parceria com um campus da Bahia e contatos para compartilhamento de pesquisa. Além de tudo, me proporcionou a oportunidade de mais uma vez, apresentar um trabalho desenvolvido por mim e colegas com orientação da professora Jaline Mombach, que sempre apoia nos projetos, pesquisas e eventos, podendo assim representar nosso nome e o da instituição em mais um evento, ainda mais um do porte que é o CSBC" (depoimento de Gian Luca Motta Flores, aluno do 3º semestre de ADS).