Página inicial > Frederico Westphalen > PROJETO MALALA DE DIREITOS HUMANOS DO IFFAR/FW INICIA AS VISITAÇÕES NAS ESCOLAS DA REGIÃO
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 16 de Agosto de 2023, 14h37 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Educação, Cidadania e Direitos Humanos são alguns dos temas abordados pelo Grupo Malala de Direitos Humanos. O Grupo faz visitas às escolas de educação básica da Região do Médio-Alto Uruguai para complementar a formação básica e contribuir com a discussão de temas de interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, e possíveis temas da redação do ENEM.

A primeira escola a recepcionar o grupo foi o Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, no município de Seberi-RS. Na oportunidade, se discutiram o poder das fake news, a atual onda de desinformação e o fenômeno da pós-verdade na sua relação com os Direitos Humanos. Houve rodas de conversa, dramatização e debate em torno de questões práticas da vida cotidiana, dentre as quais o uso abusivo das tecnologias digitais para fazer bullying, racismo, injúria, calúnia e difamação.

Segundo o prof. Arthur Stürmer, Coordenador do Projeto, a presença do IFFar nas escolas cumpre uma das finalidades dos Institutos Federais, que é estimular e apoiar processos educativos ligados à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional. Além disso, “ações como esta fortalecem a atuação dos Institutos Federais e ampliam a sua influência nos diferentes territórios educativos, visto que são ações estratégicas para a formação básica e profissional dos jovens” – completou.

A ação acontece através do Laboratório Interdisciplinar de Educação Profissional e Tecnológica (LIEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Frederico Westphalen, do qual fazem parte, dentre outros, a prof.ª Elis Botton e os estudantes Eduardo Cortina, Enzo Barcarolo e Maria Ortigara. A iniciativa ainda conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e promete estender as ações a dezenas de municípios do noroeste gaúcho.