Página inicial > Júlio de Castilhos > IFFar Campus Júlio de Castilhos participa do II Congresso De Ornitologia Das Américas
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h10 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

O congresso ocorreu em Gramado/RS entre os dias 01 e 04 de agosto de 2023

7_plenaria.jpg

Lucas Postai Hernandes, do 2º semestre das Ciências Biológicas e Felipe de Brum Fernandes, do 6º semestre apresentaram pôsteres, enquanto Raquel Amarante, egressa da Tecnologia em Produção de Grãos (Campus Júlio de Castilhos) e da especialização em Biodiversidade e Conservação (Campus Panambi) fez uma apresentação oral, já Elizandra Belo Brum participou como ouvinte, tendo a oportunidade de aprender com os trabalhos lá apresentados além de criar uma rede de contatos com pesquisadores da área.

O trabalho exposto por Lucas foi sobre a quantificação das espécies de aves do Brasil ameaçadas de extinção nas escalas global, nacional e estadual e teve como objetivo quantificar as espécies que se encontram ameaçadas de extinção no Brasil utilizando como base a classificação de extinção amplamente utilizada (IUCN), com análises de quantificação entre as três (3) principais categorias de ameaça, acréscimo e decréscimo da quantidade de espécies ameaçadas de extinção em mais de um ano de análise, conforme o estudante.

Raquel apresentou o trabalho "Contribuições da diversidade alfa e beta para a diversidade gama de aves em uma paisagem composta por um mosaico de tipos florestais", que resultou do projeto de conclusão da especialização. A estudante destacou que “a oportunidade de realizar uma apresentação oral no Congresso de Ornitologia das Américas representou um desafio, e ao final, o sentimento de alívio e realização se misturaram.” Raquel falou ainda que conhecer e conversar com pessoas novas de diferentes lugares compartilhando experiências trouxe uma dose extra de motivação para seguir na jornada acadêmica e profissional.

Diversidade funcional de aves de sub-bosque em florestas naturais e plantações de árvores coníferas na ecorregião da Floresta de Araucária foi o título do trabalho apresentado por Felipe, que objetivou investigar se as plantações de árvores nativas e exóticas mantêm valores de diversidade semelhantes aos encontrados em florestas naturais. Foram amostrados 18 sítios em três tipos florestais: floresta natural, plantação nativa de Araucaria angustifolia e plantação exótica de Pinus elliottii. O estudante destaca, que o estudo realizado na Floresta Nacional de Passo Fundo/RS, mostrou a importância da idade das plantações e do desenvolvimento do sub-bosque na diversidade de aves. Esses resultados indicam que as plantações de árvores nativas e exóticas podem desempenhar um papel importante na conservação da diversidade de aves, mantendo uma diversidade funcional semelhante à encontrada em florestas naturais, salientou Felipe.

O professor Anderson também apresentou um trabalho em formato de pôster, sintetizando os resultados do Projeto FLORESTAS com os resultados de outros estudos semelhantes realizados na ecorregião da Floresta de Araucária, localizada no sul do Brasil e nordeste da Argentina. O professor destaca que os três trabalhos (o seu, do Felipe e da Raquel), que fazem parte do Projeto FLORESTAS, tiveram a contribuição de duas egressas do IFFar Campus Júlio de Castilhos: Ivana Cardoso da Silva e Rayssa Tormes do Amarante, que atualmente fazem doutorado e mestrado, respectivamente, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, localizado em Manaus/AM.

Saiba mais sobre o congresso

O evento reuniu pesquisadores dedicados ao estudo e conservação de aves silvestres, com representantes de diversos países: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Honduras, México, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido. Durante o evento ocorreram plenárias, simpósios, mesas-redondas, apresentações de trabalho na forma oral, sessões de pôsteres e minicursos.