Notícias Júlio de Castilhos

Ação do Projeto “A Inclusão Social por meio do lixo a partir da atuação das associações e cooperativas de catadores na região de Júlio de Castilhos" aconteceu no Bairro São João do Barro Preto

Publicado em Terça, 04 de Abril de 2017, 08h48 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

No sábado, 18 de março, ocorreu na Comunidade de São João do Barro Preto ação referente ao Projeto de Extensão “A inclusão social por meio do lixo a partir da atuação das associações e cooperativas de catadores na região de Júlio de Castilhos". Na ocasião estiveram presentes a Acasmar juntamente com o Coordenador do Projeto, professor Roberto Weber, o Diretor Geral do Campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carlotto, acadêmicos do Curso de Administração do Campus Júlio de Castilhos e representantes do município, o prefeito João Vestena, a vice-prefeita Maria de Fátima Ferreira, o Secretário de Agricultura José Geraldo Ozelame, o Procurador Jurídico Osni Cardoso.

Na ocasião foram visitadas todas as casas da Comunidade, sendo realizadas orientações sobre a coleta seletiva de lixo reciclável que começará a ocorrer no local a partir de 27 de março. Panfletos contendo as informações sobre o projeto foram entregues aos moradores.

O Projeto, coordenado pelo professor Roberto Weber, é fruto de uma demanda da própria Comunidade de São João do Barro Preto. Em 2016, foi realizada uma reunião junto a Comunidade, nesse encontro foi questionada qual a melhor forma do Instituto contribuir para a comunidade local e a reposta informada pelos moradores foi que um dos grandes problemas enfrentados no bairro era a questão da coleta de lixo, assim como alguns desencontros em relação a coleta do mesmo. Assim, uma das primeiras ações do presente projeto foi a organização de uma Associação que representasse o bairro. Posteriormente, realizou-se uma reunião com o Prefeito de Júlio de Castilhos e seu secretário do meio ambiente, no qual os mesmos se mostraram solícitos a realização de ações no sentido de sincronizar a coleta de lixo no bairro com as associações do município. Procurou-se as associações, sendo que das existentes, apenas a ACASMAR mostrou interesse.