Página inicial > Júlio de Castilhos > CAE e NUGEDIS promovem reflexões sobre o protagonismo da mulher na sociedade
Notícias Júlio de Castilhos

CAE e NUGEDIS promovem reflexões sobre o protagonismo da mulher na sociedade

Publicado em Quinta, 08 de Março de 2018, 22h17 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O dia de hoje (8) foi marcado por atividades festivas e de reflexões alusivas ao dia internacional da mulher, no Campus Júlio de Castilhos. No turno da manhã as estudantes foram acolhidas com a tenda de orientações sobre a saúde da mulher, empoderamento feminino e igualdade de gênero.

A noite  foi apresentada a intervenção do Grupo de Mulheres Amor, Movimento e Dança para as estudantes dos cursos  superiores mostrando que a dança é possível a todos os corpos, sobretudo, às mulheres que ainda não têm acesso aos espaços de criação artística e limitam-se apenas à contemplação destas manifestações culturais. Os movimentos das bailarinas levam à reflexão acerca do protagonismo da mulher nesses espaços, sobretudo são uma das formas de luta e empoderamento frente às inúmeras situações de assédio, violência e opressão.

O Grupo de Mulheres Amor, Movimento e Dança é composto por, aproximadamente, trinta mulheres, de 17 a 45 anos. Os encontros consistem em processos de criação coreográfica, exercícios de consciência corporal, exercícios técnicos da Dança - o Balé, o Jazz, a Dança Contemporânea, a Dança Moderna, a Dança do Ventre, a Dança Tribal, o Contato-Improvisação, a Educação Somática, entre outras -, grupos de estudo e de leitura literária, oficinas de Dança e Teatro com professoras convidadas, bem como “encontros extras” para rodas de conversa e partilha de novos saberes - como canto coral e confecção de acessórios e figurinos.  As temáticas das criações envolvem diversos elementos do universo feminino, desde a ancestralidade e os saberes tradicionais da mulher, a sensualidade e a sinuosidade, as intuições e a sensibilidade, até a luta pela igualdade de direitos, a resistência às opressões e às várias formas de violência contra as mulheres.