Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos promove a primeira aula do Projeto de Ensino: “História do Rio Grande do Sul: Contexto e Reflexões Críticas”
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Quinta, 17 de Mai de 2018, 18h59 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Aconteceu hoje (17), a primeira aula didática do Projeto de Ensino: “História do Rio Grande do Sul: Contexto e Reflexões Críticas”, ministrada pelo Prof. Dr. Ênio Grigio. O Projeto busca por meio do estudo da história despertar nos jovens integrantes do NTG Alma Farrapa e alunos do IFFar - Campus Júlio de Castilhos o entendimento crítico sobre os principais acontecimentos históricos que marcaram a trajetória do Rio Grande do Sul e que influenciam o modo de vida atual.

“Apesar do NTG Alma Farrapa ter o cunho artístico, expressado através das danças tradicionais, o grupo envolvido precisa ir além. É necessário um amplo e crítico conhecimento da nossa história e cultura para incrementar o desenvolvimento dos jovens envolvidos no NTG. A cultura e o tradicionalismo gaúchos só podem ser vivenciados na sua plenitude a partir do entendimento do passado e seus reflexos no presente”, disse Daiane Bueno, coordenado do Projeto, ao apresentar a ação.

O  Projeto de Ensino: “História do Rio Grande do Sul: Contexto e Reflexões Críticas” faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pelo NTG Alma Farrapa, como os Projetos de Extensão: “I Encontro de Invernadas NTG Alma Farrapa”; “NTG Alma Farrapa e Lar Recanto do Amanhecer – valorização da terceira idade”; “Invernada artística NTG alma Farrapa” e “Concurso para Escolha da Música Comemorativa dos 10 Anos do Núcleo de Tradições Gaúchas Alma Farrapa”.