Página inicial > Panambi > Segurança cibernética: políticas e tecnologias de proteção on-line e em redes sociais
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 09h15 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O mundo interconectado de hoje torna todos mais suscetíveis a ataques cibernéticos, com isso, trabalhar na área da tecnologia exige qualificação e constante atualização em relação à segurança cibernética. A partir desse cenário, o professor Eduardo Dalcin, com colaboração do professor Éverton Lutz, desenvolveu o projeto de ensino “Introdução à cybersegurança”, destinado a alunos dos Cursos Técnicos em Informática, Técnico em Manutenção e Suporte e Tecnólogo em Sistemas para Internet do IFFar – Campus Panambi.

Desenvolvido ao longo do ano de 2023, o projeto iniciou com formações específicas na plataforma de educação online da CISCO (NetAcad), estudos de caso, pesquisas e práticas com softwares envolvendo temas emergentes como o impacto da cyberssegurança na sociedade, análise de ameaças, ataques e vulnerabilidades, informações sobre como as empresas protegem suas operações, controles de segurança para redes, servidores e aplicativos, políticas de segurança, procedimentos adequados para a disponibilidade e o sigilo dos dados, entre outros. As atividades tiveram objetivo de desenvolver o pensamento crítico e qualificar os futuros profissionais para a resolução de problemas usando equipamentos reais e o Cisco Packet Tracer.

No dia 20/10, ocorreu o encerramento do projeto, com a oficina "Segurança do Processo de Votação Eletrônica", ministrada pelo representante do Cartório Eleitoral de Panambi, Sr. Maciel Gaspar Klock. A atividade foi realizada em dois momentos, sendo a parte inicial destinada a uma explicação sobre o histórico do desenvolvimento da urna eletrônica brasileira, com ênfase às mais de 30 camadas de proteção da urna contra fraudes. O segundo momento da oficina contou com uma atividade mais prática, na qual os estudantes puderam observar a estrutura de hardware da urna.

O projeto ainda contou com a colaboração do estudante Peterson Cristiano Hermes Dickel, do curso Técnico em Informática, que atuou como bolsista.