Página inicial > Panambi > Projeto do IFFar avalia a biodiversidade na Floresta Nacional, em Passo Fundo, por meio da gravação de som do ambiente
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 11h33 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No mês de novembro, uma expedição a campo com estudantes de Ciências Biológicas do IFFar Campus Júlio de Castilhos e Campus Panambi adentrou à Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA), em Mato Castelhano, para instalar gravadores de áudio autônomos, a fim de registrar a diversidade sonora do ambiente.

O objetivo do Projeto FLORESTAS: Diversidade de Paisagens Sonoras em Florestas Naturais e Plantadas” é determinar o estado de conservação da biodiversidade em florestas naturais e plantadas via monitoramento acústico passivo, ou seja, sem a presença do pesquisador no momento da captação sonora. Para isso, serão caracterizadas as paisagens sonoras em três tipos florestais: floresta natural (Floresta Ombrófila Mista), floresta plantada com espécie nativa (Araucaria angustifolia) e floresta plantada com espécie exótica (Pinus elliottii). O estudo é realizado na área da FLONA, onde serão amostrados 18 locais, sendo seis em cada tipo florestal, ao longo das quatro estações do ano em 2022 e 2023.

O indicador que sinaliza um local em bom estado de conservação é a alta atividade sonora de animais (biofonia) e ausência de sons de origem humana (antropofonia), como barulho de motores. Com isso, a expectativa de resultado do projeto é que as paisagens sonoras sejam mais diversas em floresta natural, intermediárias em plantações com espécie nativa e menos diversas em plantações com espécie exótica. Ainda, espera-se encontrar uma correlação positiva entre a diversidade das paisagens sonoras e o número de espécies de aves, indicando a efetividade do monitoramento acústico passivo para aferir a biodiversidade. Assim, o projeto gerará informações contributivas para o desenvolvimento sustentável, estando em consonância com a missão do Instituto Federal Farroupilha.

O projeto é coordenado pelo professor Anderson Saldanha Bueno, do IFFar Campus Júlio de Castilhos, com atuação dos estudantes de Ciências Biológicas Felipe de Brum Fernandes (bolsista) e Leandro Valério da Silva Almeida Júnior (voluntário), também do Campus Júlio de Castilhos; e colaboração de Juliano Severo, estudante de Ciências Biológicas do IFFar Campus Panambi.

Para Juliano, participar do projeto foi uma excelente oportunidade de aprendizado, desde entender como é elaborado um projeto de pesquisa, como organizar uma atividade a campo, etc. Além disso, “participar do projeto traz uma experiência prática de biólogo porque tivemos perrengues (chuva abundante), organização prévia para não perder tempo e otimizar o trabalho no campo, além de um aprendizado imenso com outros colegas do Campus Júlio de Castilhos”.

Juliano ainda destaca a importância de participar em eventos, pois o contato inicial com o professor Anderson, coordenador do projeto, deu-se em uma MEPT (Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar), no ano de 2022. De lá pra cá, a troca de contatos e o compartilhamento de literaturas pertinentes ao projeto resultou nessa importante vivência a campo, a qual enobrece a formação do estudante de graduação do IFFar. Por isso Juliano enfatiza que “participar dos eventos que o IFFar promove é essencial para criarmos conexões e contatos para que a gente aprenda cada vez mais”.

De estudante a pesquisador

A participação em projetos de pesquisa é uma das possibilidades de complementação curricular para estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFFar. Atuar como pesquisador qualifica a formação e é uma forma de entrada para alunos que desejam atuar no meio acadêmico.

As inscrições para graduação em Ciências Biológicas no IFFar estão abertas até dia 2 de janeiro de 2024. Há vagas para os campi de Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto e São Vicente do Sul.

A seleção é pela nota do Enem de qualquer ano a partir de 2009. Acesse ingresso.iffar.edu.br/graduação para informações adicionais.

#PraTodosVerem Sequência de 5 cards, sendo: 1) foto de 2 pesquisadores caminhando em meio à mata; 2) card com o 1º depoimento do aluno contido no texto; 3) foto dos 4 pesquisadores na Flona, em frente a um rio; 4) card com o 2º depoimento do aluno contido no texto; 5) Foto dos 4 pesquisadores reunidos, com capas de chuva.