Página inicial > Panambi > Economia Criativa da Construção Civil é tema de projeto em Panambi
Notícias Panambi

Economia Criativa da Construção Civil é tema de projeto em Panambi

Publicado em Quarta, 28 de Junho de 2017, 20h10 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o ano de 2017 a professora do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, Josiane Pillar Hinning, está desenvolvendo um projeto de extensão nominado “Observatório da Economia Criativa da Construção Civil em Panambi-RS”. O objetivo do projeto é mapear um contexto de empresas da construção civil em Panambi, que servirá como diagnóstico de potencialidades, carências e demandas para desdobramentos de novos projetos/serviços. A partir da triagem inicial serão identificados a predominância dos serviços ofertados à comunidade e relacionados às edificações em geral, compondo o “Observatório de Economia Criativa”.

Na prática, o projeto se propõe a desenvolver um portfólio online que concentre as informações sobre profissionais que atuam na área da construção civil em Panambi, constituindo mais uma forma de divulgação dos profissionais habilitados pelo curso Técnico em Edificações do campus. No portfólio os usuários poderão encontrar gesseiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas, mestres de obras, engenheiros civis, arquitetos, pintores, entre outros profissionais. As lojas que comercializam produtos para esse segmento também serão cadastradas na modalidade de fornecedores.

O website será desenvolvido por uma dupla de alunos do curso de Sistemas para Internet, também do Campus Panambi, Felipe da Rosa e Willian Scopel, apoiados pelos alunos voluntários do curso Técnico em Edificações (Subsequente), Michele Berg, Laiana Amaral, Ezequiel Franco e Franciane Datsch.

Para os alunos do curso técnico em Edificações, o guia servirá também como um mapa para informar quais são as áreas de atuação em que há carência de profissionais no mercado local, assim como identificar aquelas em que a concorrência é maior.

Metodologia e etapas de desenvolvimento do projeto

A UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) define a economia criativa como um conceito emergente que trata da interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia em um mundo dominado por imagens, sons, textos e símbolos. A partir da intenção inicial de mapeamento dos atores criativos do cenário da construção civil, busca-se pesquisar junto a Entidades de Classe, Associações de Comércio e Indústria e Associações Profissionais, visando quantificar e qualificar os dados sobre as empresas, microempreendedores individuais, autônomos, relacionados a mão-de-obra, serviços e materiais de construção.

Atualmente o projeto encontra-se na etapa de divulgação, com convites para empresas e parceiros do setor da construção civil. Os interessados em participar do cadastramento podem entrar em contato pelo telefone (55) 3376 8831 ou por e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atividades Futuras

Outro objetivo é ampliar a oferta de cursos e capacitações através de oficinas que poderão ser realizadas nos laboratórios do curso, sobre novidades do mercado da construção e ainda outros temas de interesse do público cadastrado.