Página inicial > Panambi > Visita Técnica à obra da Farmácia Hisserich
Notícias Panambi

Visita Técnica à obra da Farmácia Hisserich

Publicado em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h28 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite de 04/09 alunos do Curso Técnico em Edificações do IFFar – Campus Panambi, de turmas subsequente e Proeja, realizaram uma visita técnica à obra da edificação centenária conhecida como Farmácia Hisserich. A visita teve o objetivo de acompanhar uma obra em andamento realizada no porão do prédio, onde será inaugurada de uma cafeteria. O engenheiro civil Diether Kurzawa e as arquitetas Daiane Heuert Schindler e Betina Beilfuss receberam os alunos e apresentaram as soluções adotadas para o tratamento de patologias, explicaram os materiais e as técnicas construtivas empregadas, bem como a iluminação adotada para destacar os aspectos originais da edificação.

A professora Josiane Hinning, ministrante das disciplinas de Materiais e Técnicas Construtivas II e Patologias das Construções, destacou a importância das técnicas de preservação de edificações de interesse histórico cultural e como iniciativas como essa valorizam o patrimônio cultural e a qualidade de vida nas cidades. De acordo com a professora, “há necessidade de ampliar esta valorização para evitar equívocos e perdas significativas de remanescentes do período inicial da colonização, bem como outros exemplares de outros estilos arquitetônicos”. Ainda sobre a obra da cafeteria, a professor enfatizou a harmonia entre o novo e o antigo, onde a arquitetura, aliando novas tecnologias e projetos luminotécnicos, valoriza as obras, criando cenários e atmosferas encantadoras para os usuários dos ambientes. O Técnico em Edificações do campus, Igor Cavalheiro, também acompanhou a visita.

Sobre a edificação da Farmácia Hisserich

A construção foi feita entre os anos de 1915 e 1919 e abrigou a Casa Kepler & Filho, de Adolfo Kepler Sênior e Ernesto Emílio Kepler. A firma vendia secos e molhados e armarinhos, além de compra e venda de veículos. A farmácia foi fundada por Carlos Hisserich, em 1926. O farmacêutico Georg Ludwig Hisserich teve atuação destaque por muitos anos junto à comunidade. A tipologia da construção tem aspectos coloniais e ainda apresenta alguns elementos originais. Segundo pesquisas das professoras Josiane Pillar Hinning e Fabiane Malheiros, em 1905 a colônia de Neu Wurtenberg apresentava cerca de 110 edificações. Nas décadas de 1910 a 1920 prédios significativos surgem na paisagem e tornar-se-iam marcos referenciais até os dias de hoje, como é o caso da edificação conhecida como a Farmácia Hisserich.