Página inicial > Panambi > Agricultura conservacionista foi tema da palestra no Campus Panambi
Notícias Panambi

Agricultura conservacionista foi tema da palestra no Campus Panambi

Publicado em Terça, 22 de Mai de 2018, 11h00 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite da sexta-feira, 18/05, os participantes da Semana Acadêmica do Curso de Tecnologia em Produção de Grãos do IFFar – Campus Panambi assistiram uma palestra sobre "manejo de fertilizantes", com Glademir Rodrigues Carpes, da Yara Brasil, e uma palestra com Jorge Lemainski, referência nacional em agricultura conservacionista. A agricultura conservacionista é um conjunto complexo de processos tecnológicos que objetiva preservar, melhorar e otimizar os recursos naturais, mediante o manejo integrado do solo, da água e da biodiversidade, compatibilizado com o uso de insumos externos (Rede de Agricultura Sustentável).

Lemainski atua como Supervisor de Transferência de Tecnologia na Embrapa Trigo em Passo Fundo/RS e, em sua fala, enfatizou que o desafio da agricultura atualmente é o manejo adequado da tecnologia. Segundo o palestrante, é pela difusão e aplicação do conhecimento dos resultados obtidos pela pesquisa técnica que será possível aumentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Por fim, Lemainski considera que o principal “risco Brasil” na agricultura é a compactação do solo, alertando para que “quem erra na calagem não tem como acertar no resto”.

Com a palestra findou-se uma Semana Acadêmica que contou com 10 palestrantes, mais de 120 participantes, entre alunos e profissionais da região, e propôs reflexões sobre a importância das atividades agropecuárias para o crescimento também da renda no setor urbano. O evento contou com o apoio da Comag Equipamentos, Grupo Strobel, Embrapa Trigo, Yara fertilizantes, Cotripal, Grupo Costa Beber, Fundação Pró-Semente, Sicredi Culturas e Cotrijal.