Página inicial > Panambi > “Inclusão como escolha” é tema de formação para servidores do IFFar – Campus Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 21 de Junho de 2018, 14h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 20/06, servidores e servidoras do IFFar – Campus Panambi participaram de uma atividade formativa organizada pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE). A partir da pergunta “Inclusão: essa é uma escolha nossa?”, a educadora especial Daniela Medeiros propôs uma reflexão sobre o que o IFFar tem feito para incluir alunos que demandam de atendimento educacional especializado, em quais pontos a instituição está falhando e até onde é possível chegar, no sentido de fazer suscitar e trabalhar a partir dos diferentes modos de aprender. Para subsidiar sua fala, a professora realizou uma retrospectiva dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo, problematizando o desafio de tornar a inclusão uma prática de todos e todas no IFFar.

No segundo momento da formação foi apresentado o relato de uma experiência de vida, protagonizado por Sergio Pohlmann e Valeria Silva, e mediado pela psicóloga Graciele Dotto Castro. O relato abordou a questão da inclusão como uma escolha e pautou-se na experiência de adoção, realizada pelo casal, de uma criança com Síndrome de Down. Durante as falas foram abordados os processos legais, sociais e educacionais que impactam a inclusão de pessoas que aprendem de formas distintas das consideradas “normais” em nossa sociedade, contextualizadas a partir da experiência de vida dos convidados. Nas explanações enfatizou-se o fator “humano” como potencializador da inclusão, dedicando-se especial atenção ao papel de todos e todas que integram o ambiente escolar para tornar a inclusão uma prática diária.