Página inicial > Notícias > Campus São Vicente do Sul mobiliza comunidade para construção do PDI
Notícias do PDI

Campus São Vicente do Sul mobiliza comunidade para construção do PDI

Publicado em Quarta, 14 de Março de 2018, 10h22 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na terça-feira, dia 6 de março, servidores técnico-administrativos do Campus São Vicente do Sul estiveram presentes na Reunião Ordinária do COREDE Vale do Jaguari, que teve como pauta específica o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Farroupilha.

Na oportunidade, os membros da Comissão de Planejamento Estratégico e da Comissão Local do PDI apresentaram aos representantes de oito dos nove municípios que compõem o COREDE a metodologia de trabalho da primeira etapa de revisão do PDI, que consiste na reformulação da missão, visão e valores institucionais, bem como dos objetivos estratégicos da instituição.

Após essa atividade de sensibilização, ocorrida em Unistalda/RS, será realizada uma audiência pública com a comunidade externa para promover debates e elencar apontamentos a respeito de pontos fortes e fracos do ambiente interno da instituição; oportunidades e ameaças do ambiente externo; e prioridades institucionais.

O evento está marcado para o dia 20 de março, terça-feira, às 14 horas, no Auditório Central do campus. A servidora Mariane Rodrigues Aguiar, da Comissão de Planejamento Estratégico, salienta que “a participação da comunidade externa, nesta e nas demais etapas, será muito importante para a consolidação do documento”.

Mobilização da comunidade acadêmica

Na quarta-feira, dia 7 de março, a Comissão de Planejamento Estratégico e a Comissão Local do PDI realizaram reunião geral com os servidores do Campus São Vicente do Sul.

O PDI 2019-2026 é um processo formal de definição de objetivos de longo prazo, cuja elaboração vai ocorrer ao longo deste ano e envolve comunidade acadêmica e externa. A ideia é possibilitar a avaliação da instituição com a finalidade de repensar missão, visão, valores, além de definir as estratégias para atingir as metas e os objetivos dos próximos 8 anos.

Nesse sentido, haverá coleta de informações junto a esses públicos, que será realizada através de formulários. O levantamento das prioridades ocorrerá a partir da matriz SWOT, um instrumento para planejamento estratégico que busca recolher dados que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da instituição.

Os servidores do campus podem preencher os formulários até o dia 23 de março. Para qualificar os debates e organizar respostas em grupos, o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico estará realizando encontros com servidores interessados. A atividade acontece nesta quarta-feira, dia 14 de março, no Auditório Central, às 13h30min, data em que acontece também a sensibilização dos discentes de todos os cursos da unidade.