Página inicial > Santo Ângelo > Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet participam de atividade lúdica com o jogo Lego4Scrum
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Terça, 10 de Abril de 2018, 10h54 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

No dia 04 de abril, os alunos do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Ângelo, participaram de uma atividade lúdica diferente. Para ensinar metodologias ágeis para gerenciamento de projetos, assunto tratado na disciplina Engenharia de Software 1, a professora Karlise Soares e o aluno da primeira turma do curso - Anderson Daniel Stochero aplicaram o jogo Lego4Scrum, que utiliza peças montáveis de Lego como ferramenta para a compreensão dos conceitos do framework Scrum.

20180404 205218 Copy

O framework Scrum pode ser utilizado em diversos tipos de desenvolvimento de produtos, inclusive software, pois trabalha com processos, metodologias e ferramentas que visam um desenvolvimento mais dinâmico e criativo.

A professora contou com a participação do aluno formando Anderson Stochero, que representou o Product Owner, ou seja, o dono do produto, que queria criar uma cidade contendo casas, condomínios, hospital, igreja, estradas, pontes e diversos outros itens. A turma do 3º semestre do curso foi dividida em 3 equipes e seus líderes eram responsáveis por organizar as tarefas a serem realizadas durante as Sprints do Scrum, desta forma, os demais membros tinham 7 minutos para construir as edificações, que depois passavam pela avaliação do Product Owner.

20180404 205308 Copy

A atividade foi realizada com muito entusiasmo pela turma, que agora pode replicar a atividade em eventos acadêmicos e empresas, como uma atividade dinâmica, visando o trabalho em equipes. Quem quiser mais informações pode contatar a professora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..