Página inicial > Santo Ângelo > Aluno e Professor do IFFar promovem aula de Educação Física Inclusiva para a URI Santo Ângelo
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quarta, 27 de Junho de 2018, 19h54 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Na noite do dia 25 de junho, nas dependências do ginásio da URI Campus Santo Ângelo, os(as) acadêmicos (as) do 7º semestre do curso de Educação Física – licenciatura e bacharelado receberam a visita do aluno Samuel Menezes Trennepohl, estudante do 3º ano do Ensino Médio Integrado - Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo, para uma aula demonstrativa da modalidade de “bocha adaptada”, atividade possibilitada pela disciplina de Educação Física Inclusiva, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo José Madalóz, docente da disciplina e professor de Educação Física do aluno Samuel no Instituto.

IMG 20180625 WA0009

Na oportunidade os (as) acadêmicos (as) puderam vivenciar esta modalidade paralímpica, adaptada para deficientes com paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva, acidente vascular cerebral, disfunção motora progressiva, entre outras.

O esporte é parecido com o convencional, tendo algumas adaptações. É praticado por pessoas sem deficiência, o objetivo é encostar o maior número de bolas na bola alvo, de cor branca, chamada jack ou bolim. Para isto são usadas 6 bolas na cor azul e 6 bolas na cor vermelha. A quadra é delimitada por linhas e possui a dimensão de 12,5m X 6m. Os atletas são classificados de acordo com o grau de comprometimento motor ou limitação, divididos em classes. Os jogadores podem usar suas mãos, pés e cabeça como auxiliares, e até mesmo um assistente, chamado “calheiro” que utiliza-se de uma calha para auxiliar na rolagem da bocha.

O aluno Samuel pratica bocha adaptada nas aulas de Educação Física no Instituto Federal Farroupilha, além de “boliche adaptado” e outras atividades com sua turma.

Fotos e texto: Rodrigo José Madalóz