Página inicial > Santo Augusto > Estudantes realizam pesquisa sobre intenção de compra para o Dia dos Pais Campus
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 07 de Agosto de 2018, 16h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Dia dos Pais é considerado uma das datas mais importantes para o comércio varejista em nosso país. Na nossa região não é diferente. De acordo com pesquisa realizada em Santo Augusto, 68% dos entrevistados pretendem comprar pelo menos algum produto para presentear nesta data.

O estudo em destaque faz parte do projeto desenvolvido no IFFar Campus Santo Augusto, “Pesquisa de Opinião como ferramenta de Gestão”, coordenado pelo professor Felipe Kolosque, com a colaboração na área de Marketing da professora Simone Nunes Ceretta. Foram aplicados ao todo, 103 questionários pelos alunos do curso técnico em Administração: Bruna Veit, Bruno Telles, Edson Felipe Schlindwein, Fellipe Lorenz e Maria Clara de Siqueira.

Estudantes e professores responsáveis pela pesquisa de Dia dos Pais

O Perfil dos consumidores que responderam à pesquisa é formado em sua maioria por pessoas do sexo feminino (54%). Em relação à faixa etária, 55% possuem até 37 anos de idade.

7 a 26 anos - Geração Z

35%

27 a 37 anos - Geração Y

20%

38 a 57 anos - Geração X

26%

58 a 71 anos - Geração Baby Boomers

16%

72 ou mais - Geração Silver Streakers

3%

100%

Quando questionados sobre onde irão fazer suas compras, 88% pretendem comprar no comércio de Santo Augusto, 10% farão compras em outras cidades e apenas 2% irão fazer suas compras via internet. Entre os itens pretendidos para presentear os pais estão: roupas (55%), calçados (15%), perfumes/cosméticos (11%), aparelhos eletrônicos (3%), mobiliário (3%), doces, flores ou livros (3%) e, outros (11%).

Quando questionados sobre a forma da escolha do estabelecimento comercial para a realização da compra, os preços acessíveis e a qualidade dos produtos se mostraram como os atributos mais importantes para os consumidores com 35% do total das respostas para cada item. Já para 16,25% dos entrevistados, o mais importante é o estabelecimento propor um atendimento de excelência, seguido de ações promocionais (7,5%) e ambiente agradável (5%). Cabe destacar que, 71% dos entrevistados pretendem realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra.

0001

Quanto ao valor gasto na compra do presente, 38% pretendem gastar entre R$ 51,00 a R$ 100,00; 23% planejam desembolsar até R$ 50,00; 18% entre R$ 101,00 e R$ 150,00, aqueles que têm intenção de gastar entre R$ 151,00 e R$ 300,00 representam 15 % e os que planejam gastar mais de R$ 301,00 somam 8%. Neste gasto 56% irão comprar à vista em dinheiro, 20% irão parcelar no cartão de crédito e, 10% usaram o cartão de débito.

Os resultados da pesquisa mostram-se benéficos ao comércio local, uma vez que a maioria pretende comprar no próprio município de Santo Augusto. Outra questão relevante é observar a relação dos atributos preço x forma de pagamento. Ficou evidenciado que conforme aumenta o valor da compra, maior é o uso da forma parcelada de pagamento. Os consumidores que pretendem gastar até R$ 100,00 na compra do presente preferem o pagamento à vista, enquanto que a expectativa para a maioria das compras acima de R$ 301,00 é que sejam de forma parcelada.

Notou-se também um número significante de pessoas indecisas (13%), sendo assim necessárias estratégias específicas para atrair estes consumidores como, por exemplo, valores mais acessíveis e atendimento diferenciado. Cabe ao varejista saber aproveitar os elementos emocionais da data e combiná-los com os interesses e limitações dos consumidores.

0002