Página inicial > Santo Augusto > TURMA DO PROEJA VISITA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Notícias Santo Augusto

TURMA DO PROEJA VISITA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Publicado em Quarta, 15 de Junho de 2016, 08h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Alunos do PROEJA – Campus Santo Augusto, acompanhados e orientados pelo Professor Marcelo Nunes e pelo Técnico Agrícola Itamar Barcelos, realizaram uma visita técnica à agroindústria familiar “Abreu polpas e frutas congeladas”, localizada na cidade de Horizontina, RS.

A visita teve como principal objetivo, mostrar aos alunos a importância da agroindústria familiar no agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul, bem como saber quais os fatores a serem conhecidos para servir de suporte a um bom desempenho na atividade. Entre esses fatores, está um planejamento bem feito, que auxilie uma correta implantação do negócio, contemplando a necessidade de um bom gerenciamento, pesquisa de preços e as perspectivas futuras de mercado, os custos de produção, a existência de programas de financiamento para investimentos, a questão da mão de obra e dos trâmites burocráticos para o enquadramento na legislação ambiental.

Todos foram muito bem recebidos pelos proprietários e produtores rurais, Odite e João Carlos de Abreu, que os conduziram a cada setor da agroindústria, dando explicações sobre o funcionamento de todo o processo de industrialização das polpas e dos sucos de frutas. O momento também foi oportuno para que os proprietários pudessem comentar sobre como surgiu a iniciativa de criar a agroindústria, a história do empreendimento, e os requisitos fundamentais não somente para implantar um bom negócio, mas principalmente para manter-se em condições de competir no mercado, atendendo a um padrão de qualidade, com preços acessíveis, respeitando a legislação e as obrigações, de forma a produzir com sustentabilidade.

Os alunos Andrei Junior Hoppen, Jordana Fagundes, Suelen da Silva, Joice Batista dos Santos e Rafael Fragoso Rodrigues, acompanharam tudo atentamente.

Ao final da visita, todos foram agraciados pelos produtores, com o que a indústria produz de melhor: doces, sucos e frutas in natura; além de sucos congelados, que receberam de presente.