Página inicial > Santo Augusto > Projeto de extensão promove a Vivência do Tema Gerador "Educação Ambiental" no Ensino Fundamental
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 13 de Junho de 2022, 21h44 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na tarde desta segunda-feira, 13 de junho, professores da rede municipal de educação de Santo Augusto vieram até o IFFar– Campus Santo Augusto, para participar de uma formação continuada, sobre “Compostagem”, ministrada pela professora Cristine da Fonseca.  A atividade integra o projeto de extensão desenvolvido pela professora Clarinês Hames, denominado: A Vivência do Tema Gerador "Educação Ambiental" no Ensino Fundamental.

A atividade realizada hoje foi a primeira temática que surgiu após as reuniões realizadas  com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e com os integrantes do Fórum Municipal de Educação Ambiental, para discutir a proposta de Temas Geradores e com equipes diretivas das escolas para explanação da proposta. A formação teve como objetivo auxiliar as escolas que já tem composteiras e as escolas que pretendem implantar. As professoras e professores que participaram do encontro puderam, ao final da palestra, conhecer a composteira existente no IFFar – Campus Santo Augusto, que foi implantada pela professora Cristine no início deste ano.

Segundo a professora Clarinês, o projeto busca desenvolver ações ambientais junto às escolas da Rede Pública Municipal de Santo Augusto, em interação com o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, qualificando-as a contribuir na formação de sujeitos capazes de identificar problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas, encontrar soluções e alternativas para resolver as questões ambientais que afetam a comunidade, na perspectiva de que estes sujeitos participem das políticas públicas de discussão e inclusão em educação ambiental. Além disso, as interações propiciadas poderão contribuir de modo significativo, na formação de um professor de Ciências/Biologia.

Dentro do projeto, as escolas serão ao longo do ano auxiliadas na elaboração de seus projetos, com temas geradores propostos pelos professores e coordenações/direções e também serão instrumentalizadas, por meio de palestras, oficinas, conversas, disponibilização de materiais bibliográficos, visitas in loco, para que possam executar seus planejamentos.

Para Clarinês, ações de formação que visam a contextualização e discussão sobre a essencialidade do meio ambiente preservado e em equilíbrio para todos os seres vivos, necessitam ocorrer de forma permanente em todos os segmentos da sociedade. “O conceito de sustentabilidade, o qual visa a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras precisa ser desenvolvido pela comunidade, inserindo os cidadãos como agentes participativos e motivados nesta causa, visto que pequenas ações individuais tomam grandes proporções quando somadas. Além disso, desmistificar a ideia de a responsabilidade pelo meio ambiente se restringir aos órgãos públicos e segmentos de exploração dos recursos naturais, enfatizando que a população afeta e é afetada pelo meio ambiente”, destaca a professora.