Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Ensino promove a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 05 de Mai de 2023, 16h47 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Pensar a inclusão na Educação Profissional e Tecnológica perpassa por diferentes olhares, tendo como pilar as experiências vivenciadas por docentes, técnicos administrativos em educação, pais e principalmente pelos estudantes incluídos, que são os agentes desse processo, com este objetivo está sendo desenvolvido o projeto de Ensino, coordenado pela professora, Juliani Natalia dos Santos, “TEM LUGAR PARA MIM AÍ? Desafios, possibilidades e processos inclusivos no IFFar Campus Santo Augusto”.

Segundo a professora Juliani, o projeto pretende desenvolver atividade de acolhimento e apropriação dos estudantes incluídos no IFFar Campus Santo Augusto, mediante relatos, contextualizações, grupos de estudo dos integrantes do Núcleo de Apoio as Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, grupo de conversa com pais dos estudantes incluídos e intervenções com os estudantes da instituição, com o intuito de identificar o que se tem feito enquanto instituição e quais as perspectivas futuras dentro das dimensões estruturais, físicas e pedagógicas da instituição, estabelecendo processo efetivos de acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiência.

As atividades do projeto iniciaram no dia 25 de abril, com a primeira reunião do grupo de estudos, do qual fazem parte os integrantes do NAPNE e os monitores e instrutores de alunos. Os encontros acontecerão quinzenalmente, com duração de aproximadamente 2 horas, onde serão discutidos e estudados temas referentes às deficiências que existem hoje no Campus, além das possibilidades de tecnologias assistivas e recursos que podem ser utilizados para garantir a permanência e êxito dos estudantes incluídos.

O primeiro encontro com os pais dos alunos incluídos está previsto para acontecer no dia 16 de maio. Esses encontros serão mensais, com duração de aproximadamente 2 horas, nos quais os mesmos poderão fazer trocas e reflexões acerca da aprendizagem dos filhos, contextualizando seus propósitos e manifestando o que esperam da instituição.

As entrevistas serão realizadas pela coordenadora do projeto e pelos monitores, duas vezes por semana, atualizando as pastas com informações e possibilitando aproximações entre o desenvolvimento proximal e o real do estudante. Também acontecerão momentos de formação para os servidores da instituição. Por fim, serão pensadas ações de acolhimento e intervenções com as turmas que têm estudantes incluídos, de forma individual e momentos coletivos, ao menos duas vezes por semestre.

Reunião Grupo de Estudos Napne 3

Reunião Grupo de Estudos Napne 1