Página inicial > Santo Augusto > Integrante do NEABI do IFFar – Campus Santo Augusto lança livro sobre educação escolar indígena
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 21 de Junho de 2023, 17h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã desta quarta-feira, 21 de junho, foi realizado no Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel, na Reserva Indígena do Inhacorá em São Valério do Sul, o lançamento do livro “O Papel da escola nas comunidades Kaingang”, do professor Dr. Bruno Ferreira, representante externo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi - do IFFar – Campus Santo Augusto.

O IFFar – Campus Santo Augusto foi representado no evento pela Diretora Geral Márcia Fink, pela Coordenadora de Ações Afirmativas, Janice Boeira, pelos professores Dirceu Dirk e Karinne Menezes, pela acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas, Patrícia Fernandez e pelos estudantes do 3º ano do curso técnico em Agropecuária.

O livro é fruto do trabalho de Doutorado desenvolvido por Bruno na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A pesquisa se baseou nos pressupostos da educação escolar indígena do Brasil e de experiências vividas por Bruno, como Kaingang, estudante, professor-pesquisador, gestor, ativista no movimento indígena e doutorando em Educação. É a partir destas vivências que o autor produziu reflexões a respeito de inquietações e dificuldades em compreender a escola e o seu papel junto às comunidades Kaingang, tendo como referência as escolas do Rio Grande do Sul.