Página inicial > Santo Augusto > Rede Federal e IFFar completam 15 anos relembrando trajetórias
Notícias Santo Augusto

Rede Federal e IFFar completam 15 anos relembrando trajetórias

Publicado em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 14h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha, junto com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completou 15 anos no dia 29 de dezembro de 2023. Atividades comemorativas locais e nacionais celebram o marco e relembram as trajetórias das instituições e das pessoas que fazem e fizeram parte dessa história.

15anosRedeFederal notícia12012024

Os Institutos Federais foram criados através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IFFar nasceu da união entre as escolas agrotécnicas de Alegrete e de São Vicente do Sul – e de sua unidade descentralizada de Júlio de Castilhos – que possuem mais de 70 anos de existência, e da Unidade Descentralizada de Santo Augusto, então pertencente ao Cefet de Bento Gonçalves.

A partir de 2009, as instituições recém tornadas campi do IFFar das cidades de Alegrete, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e São Vicente do Sul, já iniciaram as primeiras turmas sob a denominação de Institutos Federais. No começo daquele ano, no entanto, já havia sido estabelecido, através de portaria do Ministério da Educação, as sete unidades que inicialmente comporiam o IFFar: além dos quatro iniciais, seriam criados campi em Panambi, Santa Rosa e São Borja – autorizados a funcionar em 2010.

O mesmo documento também estabeleceu Santa Maria como a cidade onde se localizaria a sede administrativa do IFFar. Outras duas unidades seriam anunciadas em 2011: os campi Santo Ângelo e Jaguari. Em 2014, foi implantado o Campus Avançado de Uruguaiana, ligado ao Campus São Borja. No mesmo ano, o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, então ligado à UFSM, passou a ser mais um campus do IFFar.

Para celebrar os 15 anos da Rede Federal, estão sendo realizadas atividades comemorativas desde o ano passado. As atividades nacionais incluíram uma cerimônia em Brasília com participação de ministrosuma sessão solene na Câmara dos Deputados Federais e uma exposição multimídia do MEC no Museu da República, em Brasília. Intitulada “Institutos Federais, a Cara do Brasil”, a exposição fica disponível até 28 de janeiro. Depois, se tornará itinerante, passando por todos os IFs.

exposiçãoMECIFs notícia12012024

Foto: exposição do MEC sobre os IFs se tornará itinerante após exibição em Brasília (créditos da foto: MEC)

No IFFar, o início das comemorações dos 15 anos da instituição foi oficializado durante uma Reunião Solene do Conselho Superior (Consup), realizada no dia 30 de novembro. Durante o encontro, a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, falou dos avanços trazidos pela lei que criou os Institutos Federais. O primeiro deles, foi a superação do decreto que inibia a criação de mais escolas técnicas federais no Brasil.

A ex-reitora do IFFar, professora Carla Jardim, que também participou da reunião, explicou que a publicação da Lei nº 11.892 em 2008 foi o “início de uma revolução na educação em nosso país”. Carla Jardim, hoje diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica no MEC, considera os IFs a “maior e melhor política de educação” da história do Brasil.

Atividades comemorativas relembram a história das instituições e contam trajetórias de vida

Durante a Reunião Solene do Consup do dia 30 de novembro, conselheiros que atuam há 15 anos ou mais nas instituições da Rede Federal foram homenageados. Nos dias 12 e 19 de dezembro, outros servidores da Reitoria também receberam certificados por atuarem na Rede Federal desde sua criação. No total, 25 servidores receberam as homenagens.

consup15anosiffar notícia12012024

Foto: diretora geral do Campus Santa Rosa e reitora do IFFar seguram placa comemorativa aos 15 anos dos Institutos Federais

A valorização das trajetórias das pessoas que fazem parte dos Institutos Federais é a tônica das comemorações. De acordo com a professora Nídia Heringer, a Rede Federal escolheu as histórias de vida como um dos temas para a comemoração dos 15 anos. “[A história da Rede Federal] se faz de vidas transformadas”, justificou a reitora, durante a Reunião Solene do Consup.

No IFFar, estão sendo produzidos vídeos com histórias de vida de servidores de todas as unidades. O primeiro deles traz um depoimento de João Flávio Carvalho, ex-aluno e atual professor do Campus São Vicente do Sul. O material está disponível no Facebook e no Instagram do IFFar. Os outros vídeos da série estão sendo produzidos e serão disponibilizados ao longo de 2024.

O Ministério da Educação produziu um documentário retratando a história dos Institutos Federais a partir de histórias de vida de estudantes e servidores. O material faz parte e tem o mesmo título da exposição multimídia “Institutos Federais, a Cara do Brasil”. Feita em parceria com o Instituto Federal da Bahia, a produção percorre todas as regiões brasileiras “para contar como as trajetórias de cada personagem dialogam com o papel desenvolvido pelos IFs”. Assista ao vídeo abaixo ou no canal da WebTV do IFFar no Youtube. Um vídeo de menor duração também está sendo exibido em canais de televisão e está disponível no Youtube do MEC.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) também lançou um minidocumentário celebrando os 15 anos dos IFs através do relato de uma história de vida. Intitulado “Institutos Federais: O poder da transformação”, o vídeo conta a jornada de Orleilson Nunes, egresso Instituto Federal do Amazonas (IFAM). O documentário pode ser assistido através do canal do Conif no Youtube, onde também estão disponíveis outros vídeos comemorativos.