Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão Segurança e Qualidade na Utilização de Grãos e Sementes – Ano 6
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 16 de Janeiro de 2024, 16h35 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Projeto de Extensão “Segurança e Qualidade na Utilização de Grãos e Sementes”, desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto, sob a coordenação do professor Dr. Ricardo Paraginski, em 2023 esteve em sua 6ª edição, tendo como colaboradores os servidores, Lessandro de Conti, Marlo Pinto, Hamilton Rosa, Jarbas Melo, Fernando Schreiber e Sander Adams e os acadêmicos de Agronomia, Darlan Dörtelmann, Alessandra Ströher, Luiz Juliani, Alencar Zanella, Hernan Stumm, Andressa Bandeira e Vitor Muller.

Ao longo do ano, o projeto objetivou promover acesso as tecnologias aplicadas à produção e qualidade de grãos e sementes na região de abrangência do IFFar – Campus Santo Augusto, também foram realizadas ações destinadas à capacitação de produtores, estudantes e profissionais da região.

Na sequência serão descritas as ações que foram realizadas no ano de 2023 durante a execução do projeto:

* Participação na ExpoAgro Cotricampo - O grupo vinculado ao projeto participou com estande na ExpoAgro Cotricampo, junto com as demais atividades organizadas pela instituição, buscando divulgar os trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo, além da importância de utilização de uma semente de boa qualidade.

* 5º Tour Agrícola – Em 2023 foi realizado novamente o evento, e o tour foi dividido em 09 estações, Formas de aplicação de alternativas biológicas na cultura da soja (1), Associação de microorganismos (2), Tecnologia de resistência de produtos hormonais em cultivares de soja (3), Importância da plantabilidade na cultura da soja (4), Importância de conhecer as cultivares na tomada de decisão para sua lavoura (5), Vigor em sementes de soja: Os reflexos da safra 2021/2022 e a situação da safra 2022/2023 (6), Uso de biotecnologias na safra e desempenho de cultivares nas safras 2017/2018 a 2021/2022 (7), Cuidados na dessecação da cultura da soja (8) e Integração Lavoura Pecuária – ILP (9).

* Curso Processos de Armazenagem e Conservação de Grãos - O curso gratuito, com carga horária de 4 horas, contou com 75 participantes, entre estudantes e participantes externos da instituição e os conteúdos discutidos foram os seguintes: Cenário Atual do Setor; Amostragem, Preparo de amostra e Análise de qualidade de grãos; Pré-Limpeza e Limpeza de grãos; Sistemas de Secagem de Grãos; Sistemas de Armazenagem e Manejo de Silos; Manejo Integrado de Pragas (MIP) de grãos.

* Curso de análises de qualidade de grãos - O curso gratuito, com carga horária de 8 horas, contou com 41 inscritos, entre produtores da região, profissionais da área e estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Bacharelado em Agronomia. Foram discutidos os assuntos de tendências em parâmetros de qualidade de grãos de oja e trigo e também os procedimentos de amostragem, preparo de amostras e análises compulsórias para as principais análises de grãos, demonstração da avaliação do teor de proteína bruta em grãos de soja, teste de germinação e as demais análises de qualidade, como umidade, matérias estranhas e impurezas, classificação oficial, teste de transgenia, peso hectolitro, renda e rendimento de arroz.

* Participação no SEURS, Mostra Técnica local e MEPT do IFFar - O projeto foi um dos selecionados da instituição para apresentação no SEURS 2023 realizado em Ponta Grossa – Paraná, onde a bolsista do projeto apresentou os resultados do mesmo. Ainda, resultados dos projetos foram apresentados no evento local e institucional.

* Implantação de experimentos com cultivares de trigo soja – Foram realizadas a colheita dos experimentos com soja da safra 2022/2023, a implantação e colheita dos experimentos com trigo na safra 2023 e também realizada nova implantação da cultura da soja para a safra 2023/2024. Destaca-se que essa ação do projeto consiste no recebimento de sementes de empresas parceiras para testes de desempenho de cultivares.

* Organização e implantação do Horto - Realizado o início da implantação do horto didático, onde busca-se a implantação de 80 espécies, entre espécies anuais e perenes.

* Palestras - O grupo envolvido no projeto realizou palestras na semana acadêmica do Curso de Gestão do Agronegócio do IFFar – Campus Santo Ângelo, e no Curso de Agronomia do IFFar – Campus São Vicente do Sul, abordando o tema: Qualidade de Grãos x Pós-Colheita: Os Desafios da Safra 2023.

* Análise de amostras de sementes de soja e trigo de produtores - O grupo envolvido no projeto realizou avaliação da qualidade de sementes, sendo que foram avaliadas mais de 30 amostras ao longo da execução do projeto. Destaca-se que a qualidade das sementes avaliadas preocupa, pois muitos lotes eram de baixa qualidade e acabaram sendo descartados pelos produtores.

* Publicações no Perfil do Instagram - No perfil no Instagram (https://instagram.com/grupo.poscol.iffar/), que atualmente possui quase 800 seguidores foram realizadas postagens das atividades para difundir conteúdos e divulgar as ações desenvolvidas e também algumas montagens e enquetes para maior envolvimento com os seguidores do perfil.