Página inicial > Santo Augusto > Reitora do IFFar grava vídeo de boas-vindas à comunidade acadêmica
Notícias Santo Augusto

Reitora do IFFar grava vídeo de boas-vindas à comunidade acadêmica

Publicado em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 18h22 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O ano letivo 2024 do Instituto Federal Farroupilha inicia oficialmente a partir da próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam as aulas em todas as unidades. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, gravou um vídeo destacando alguns dos temas que vão envolver a comunidade acadêmica no decorrer deste ano. Confira destaques e acesse o vídeo completo.

vídeoreitora notícia15022024c

De acordo com a professora Nídia Heringer, pelo menos quatro temas terão destaque no ano de 2024: os 15 anos dos Institutos Federais (IFs), a consolidação e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o processo eleitoral para gestores do IFFar e os Jogos dos Institutos Federais da região Sul (JIFSul 2024), que serão sediados pelo Instituto Federal Farroupilha.

Os Institutos Federais, incluindo o IFFar, foram criados no dia 29 de dezembro de 2008, através da Lei nº 11.892. Em dezembro de 2023 completaram, portanto, 15 anos de existência. Para a reitora do IFFar, a publicação da lei “trouxe a alegria da superação de um decreto que proibia a criação de novas escolas técnicas no Brasil [...] e passou a gerar possibilidades desafiadoras para a sociedade”.

As comemorações dos 15 anos do IFFar foram iniciadas no ano passado, com a realização de uma Sessão Solene do Conselho Superior (Consup). Também foram realizadas homenagens a servidores e publicados vídeos com histórias de vida nas redes sociais do IFFar. Além disso, foram realizadas diversas atividades comemorativas aos 15 anos da Rede Federal, como a produção de um documentário e de uma exposição pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a professora Nídia Heringer, as comemorações seguirão ocorrendo em 2024. Essas atividades são oportunidades para servidores e alunos conhecerem melhor o IFFar e a Rede Federal e refletirem sobre a identidade institucional. “O que mudou em nossas vidas? Quantas vidas nós impactamos por sermos Instituto Federal Farroupilha?”, provocou a reitora.

2024 pode marcar retomada da consolidação e da expansão da Rede Federal

No vídeo de boas-vindas à comunidade acadêmica, a reitora do IFFar disse que, em 2023, os 15 anos da Rede Federal “vieram acompanhados de mais uma etapa dessa política pública”. Trata-se da proposta do Governo Federal para a consolidação e a expansão da Rede Federal, iniciada com a aprovação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que propõe a destinação de recursos também para essas finalidades.

A consolidação da Rede Federal significa o investimento de recursos financeiros em unidades já existentes. Esses recursos servirão para a construção e/ou modernização de bibliotecas, refeitórios, laboratórios, quadras poliesportivas e salas de aula. De acordo com a professora Nídia Heringer, essa etapa de consolidação também trata de garantir que todos os IFs possuam reitorias com sede própria. O IFFar é uma das instituições da Rede Federal que aluga o espaço onde funciona a sede administrativa.

A expansão da Rede Federal significa a criação de novos campi de Institutos Federais no país inteiro a partir de critérios definidos pelo MEC. A reitora lembrou que no território educativo que compreende o IFFar, 12 municípios se mobilizam para sediar novas unidades. “Essa mobilização é, com certeza, reconhecimento da relevância dos Institutos Federais”, avaliou Nídia Heringer.

No decorrer do 1º semestre de 2024, novas unidades do IFFar poderão ser anunciadas, o que, de acordo com a reitora, vai gerar impactos internos – como lançamento de editais de remoção de servidores e realização de concursos públicos – e externos – como o planejamento participativo para a implantação de novas unidades e a oferta de novos cursos para a comunidade.

IFFar vai realizar eleições para reitor e diretores-gerais dos campi

Nídia Heringer também lembrou que em 2024 ocorrerá mais um processo eleitoral para reitor(a) e diretores(as)-gerais dos campi para o período de 2025 a 2029. A escolha dos gestores se dá através de votação com participação de alunos e servidores. O processo eleitoral será deflagrado pelo Consup a partir da segunda quinzena do mês de agosto.

A reitora explicou que as eleições dos gestores do IFFar é também uma oportunidade de aprendizado para os estudantes. “Ele propicia a vivência plena da democracia e a oportunidade de fortalecimento da instituição com a presença de todos por meio do voto”, disse.

Outro acontecimento importante do ano de 2024 citado no vídeo de boas-vindas da reitora do IFFar são os Jogos Estudantis dos IFs da Região Sul (JIFSul 2024). Neste ano, eles serão sediados pelo IFFar, que deve receber mais de 700 estudantes de seis Institutos Federais. O vídeo completo pode ser visto no canal da WebTV do IFFar no Youtube ou através do player abaixo.