Página inicial > Santo Augusto > Alunos e professores da Licenciatura em Ciências Biológicas participam do 1º Encontro Regional de Ensino de Ciências
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 03 de Abril de 2017, 14h45 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos do 3º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santo Augusto, participaram nos dias 30 e 31 de março do 1º Encontro Regional de Ensino de Ciências (EREC) na UFSM em Santa Maria, acompanhados pelas professoras Camila Copetti, Clarinês Hames e Roberta Novaes Reis.

O evento, que teve como tema "Perspectivas, metodologias e novas tecnologias", contou com palestras e atividades com o objetivo de aproximar pesquisadores nacionais e internacionais da área de ciências, promover a troca de saberes entre profissionais, divulgar novas estratégias de ensino de ciências na escola e pensar o uso das tecnologias da informação e comunicação como recursos para a melhoria da educação.

Entre os pesquisadores internacionais que participaram do EREC, estão os professores portugueses António Nóvoa da Universidade de Lisboa e Alexandre Ventura da Universidade de Aveiro - Portugal que argumentaram sobre as novas formações de professores e demais pontos.

O Professor Nóvoa falou sobre um novo tempo para a formação de professores, sendo muito importante a disponibilização dessas formações nas escolas, se baseando na composição pedagógica, para que ocorra a recomposição pedagógica e na disposição pessoal, para que ocorra a interposição profissional.

A fala do professor Ventura “de que não é necessário reinventar a roda”, advém da sua convicção de que muitas das questões no setor educacional não tem propriamente a ver com grandes reformas ou grandes salvadores da pátria. Para ele, a essência dos problemas passa por dinâmicas e metodologias que, por diversos motivos (políticos, econômicos, sociais, etc) foram abandonados e causaram uma perda para o sistema. O professor afirma que os cursos de formação inicial de professores precisam levar em consideração aspectos fundamentais como ética, estratégia, ecletismo, entusiasmo e envolvimento para o sucesso dos cursos e das práticas docentes futuras.

Na oportunidade também houveram apresentações de trabalhos, onde os alunos e professores puderam  trocar informações, experiências e ideias sobre diferentes formas de se trabalhar os conteúdos de Ciências, Biologia ou Química na sala de aula, no laboratório ou em espaços não formais de ensino,  bem como as diferentes metodologias adotadas para tal.

As professoras Roberta e Clarinês apresentaram respectivamente os seguintes trabalhos, na forma de pôster: “Estudo de instrumentos de coleta de dados como perspectiva de avaliação da aprendizagem” e “Cinema Nacional para discussão de temas transversais no ensino de Ciências”.