Página inicial > Santo Augusto > Alunos do Técnico em Agropecuária participam do 4º Fórum Itinerante do Leite
Notícias Santo Augusto

Alunos do Técnico em Agropecuária participam do 4º Fórum Itinerante do Leite

Publicado em Quinta, 08 de Junho de 2017, 16h00 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 1º de junho os alunos do 3º ano curso técnico em Agropecuária, do IFFar –Campus Santo Augusto, participaram do 4º Fórum Itinerante do Leite realizado na Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato  em Palmeira das Missões.

O evento, que teve como tema “Mitos e Verdades”, objetivou construir um espaço de debate sobre os desafios da produção leiteira gaúcha, reunindo pesquisadores, consultores, autoridades e líderes de entidades representativas do setor. O encontro foi realizado no Dia Mundial do Leite, e a agenda incluiu fórum com transmissão ao vivo pelo Canal Rural e oficinas técnicas.

Na ocasião, os alunos, acompanhados pela professora Edna Nunes Gonçalves, puderam receber informações de temas voltadas ao manejo alimentar, sanitário, reprodutivo e novas tecnologias para a produção de leite.

Nos dias 17 e 18 de maio, a professora Edna participou na cidade de Chapecó de outro evento sobre leite, o Interleite Sul, onde pesquisadores, produtores de leite e profissionais da área técnica discutiram temas referentes a cadeia produtiva do leite dos Estados do RS, SC e PR.

Segundo a professora, em ambos os eventos os temas mais discutidos foram manejo, adubação, sistemas de produção, pasto, silagem, produtividade, custo de produção, rentabilidade, sanidade, qualidade do leite, gestão da propriedade, pessoas, família e o futuro do leite no Sul do Brasil. “Temas relevantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite e que mostram que muito tem sido feito, principalmente pela assistência técnica (Técnicos em Agropecuária, Agrônomos, Zootecnistas e Veterinários) para a permanência do pequeno e médio produtor rural no campo, visto que a produção de leite num país de imprevistos econômicos, políticos e climáticos, como temos visto nos últimos meses, tem sido um dos maiores desafios a serem vencidos”.