Página inicial > Santo Augusto > Alunos do IFFar – Campus Santo Augusto discutem diversidade sexual
Notícias Santo Augusto

Alunos do IFFar – Campus Santo Augusto discutem diversidade sexual

Publicado em Sexta, 09 de Junho de 2017, 16h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto participaram na segunda e na terça-feira, dias 05 e 06 de junho, de uma mostra de curtas metragens nacionais sobre diversidade sexual. Os filmes exibidos foram “Eu não quero voltar sozinho", "Leve-me para sair" e “Amanda e Monick”.

A mostra foi organizada pelos integrantes do Nugedis – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da instituição, que tem como presidente a professora, Clarinês Hames. O Nugedis foi instituído pelo IFFar em 24 de maio de 2016, sendo ligado a Coordenação de Ações Inclusivas – CAI, tem como finalidade desenvolver políticas, ações e projetos no intuito de promover o respeito e a valorização de todos os sujeitos, proporcionando espaços para debates e vivências e reflexões referentes as questões de gênero e diversidade sexual.

Antes da exibição dos filmes foi realizada uma explicação sobre a formação biológica do sexo e alguns conceitos sobre diversidade de gênero. Após a exibição foi realizada uma discussão na perspectiva de respeitar a orientação sexual de cada pessoa, utilizando dados que mostram que o Brasil é um dos países do Mundo que mais mata pessoas pela sua orientação sexual.

Segundo a professora Clarinês, o objetivo do Nugedis é buscar a construção de pessoas que respeitem o outro. “Não temos a pretensão de interferir na orientação sexual de cada um, é importante que fique bem claro, que essa não é a função do grupo, mas sim, de educar nossos alunos para formar uma sociedade capaz de respeitar as diferenças”.