Página inicial > Santo Augusto > Projeto Lixo Eletrônico realiza exposição dos resultados
Notícias Santo Augusto

Projeto Lixo Eletrônico realiza exposição dos resultados

Publicado em Quarta, 14 de Junho de 2017, 18h33 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi realizada na terça-feira, dia 13 de junho, no IFFar – Campus Santo Augusto, uma exposição com os dados pesquisados no projeto de ensino “Lixo eletrônico: Educação ambiental no ensino médio”, coordenado pela professora Clarissa Ricalde Gervásio. Também foi criado um ecoponto na instituição para recolher material eletrônico e foi feito, ao longo do dia, um trabalho de divulgação e conscientização.

O projeto vem sendo desenvolvido no Campus Santo Augusto, desde o ano passado, com o objetivo de conscientizar os alunos dos cursos técnico integrados ao ensino médio sobre o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente, bem como promover o conhecimento dos componentes que constituem os equipamentos eletrônicos e a importância dos elementos químicos que os compõem.

Segundo a professora Clarissa, o ecoponto servirá para coleta de material eletrônico, no qual os alunos do curso do técnico em informática farão a triagem do que pode ser utilizado na disciplina de Hardware.  Em parceria com a prefeitura de Santo Augusto, que contatou a empresa Natussomos de Horizontina, a coleta do lixo eletrônico será feita na cidade, no dia 15 de julho.

Clarissa explica que, em um primeiro momento, foi aplicado um questionário com todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição, com perguntas gerais relacionadas ao lixo eletrônico, com a finalidade de conhecer os hábitos e avaliar o conhecimento dos alunos a cerca desta temática. “O questionário foi elaborado pelos professores envolvidos no projeto e aplicados pela aluna bolsista, Martieli Santos, do curso técnico em informática. As respostas obtidas foram computadas, avaliadas e transformadas em gráficos e tabelas para posterior análise”.

Em um segundo momento, o tema do projeto foi trabalhado em aula pelos professores participantes do projeto, de forma a integrar diversas áreas, com ênfase às áreas de biologia, informática e química. “Através de pesquisas, grupos de estudos e seminários envolvendo alunos e professores do Instituto, foi trabalhada a composição dos equipamentos selecionados (celular e computador) e os elementos químicos que os integram, os impactos do lixo eletrônico ao meio ambiente e legislação vigente, bem como reflexão e conscientização dos impactos do crescente desenvolvimento e consumo tecnológico na qualidade de vida e meio ambiente”, destaca a professora.

Para Clarissa, a exposição foi a culminância do trabalho feito com todos os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição. “O projeto continuará sendo desenvolvido ao longo desse ano, através das campanhas de conscientização e com a separação dos materiais recolhidos no ecoponto”.