Página inicial > Santo Augusto > Campus Santo Augusto respira cinema, com exibição dos melhores filmes nacionais e produção de curtas
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 19 de Abril de 2016, 16h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Projeto de Cinema Nacional: reflexão e prática social, tem procurado apresentar aos alunos, o que há de melhor em termos de filmes do gênero. A iniciativa é em cumprimento à Lei 13.006, que determina a exibição de filmes de produção nacional, com temáticas significativas à formação intelectual, técnica, científica, bem como para a vida dos estudantes. Mas no Campus Santo Augusto, os trabalhos têm ido além.

No mês de março, por exemplo, foi apresentado o filme "Lixo Extraordinário" de João Jardim e outros, tratando da temática do lixo obtido no aterro Jardim Gramacho, no RJ para as obras do artista Vik Muniz. A interação do artista com os catadores e a apresentação da rotina dessas pessoas no ambiente do aterro tornou interessante o debate oportunizado após a exibição do filme, com o Professor Osmar, de História, e as  Professoras Claudia Alves, de  Geografia; Clarinês Hames, de Biologia; e Janaína Feller, de Artes.

As linhas de debate foram: questões ambientais e sociais, relacionadas à temática da produção do lixo e das populações que trabalham em Lixões. A questão da Arte é chave no documentário, pois promoveu a ressignificação da vida de alguns trabalhadores daqueles locais.

A Diretora de Ensino do Campus, Clarinês Hames, diz que os alunos estão, não só assimilando muito bem a proposta, mas também adorando a oportunidade de conhecer filmes densos e importantes do cenário nacional.

O Projeto está a cargo da Professora Marcia Juliana Dias de Aguiar, que vem selecionando os filmes a serem exibidos nos próximos meses.

Ideias, câmera, ação!

Um outro projeto, da Profª Teoura Benetti (que está em licença-maternidade), e que vem sendo coordenado pelo Profº Edevandro Sabino da Silva, intitulado “Lanterna Mágica”,  incentiva a produção e encenação de curtas, pelos próprios alunos dos cursos técnicos integrados.

É um trabalho que oportuniza a criação de obras audiovisuais, através de oficinas de processo de criação em cinema, construção de roteiro, desenvolvimento do argumento, equipe e suas funções, tecnologias de captação de imagem, som, edição, direitos autorais, pré-produção, produção, pós-produção e circulação.

Além disso, os alunos participam de um festival em Santa Maria onde seus curtas são apresentados em sessões, competindo com produções estudantis de todo o país.

Como se vê, o cinema está em alta entre os alunos da Instituição, com projetos que vêm despertando o gosto pela sétima arte, seja frente às telas, ou por trás das câmeras.

Assunto(s): ,,