Página inicial > Santo Augusto > Professora do IFFar – Campus Santo Augusto participa de evento no México
Notícias Santo Augusto

Professora do IFFar – Campus Santo Augusto participa de evento no México

Publicado em Quinta, 27 de Julho de 2017, 16h52 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Durante o recesso acadêmico, a professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Clarinês Hames, participou  do VIII Encuentro Iberoamericano de colectivos y redes de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde la escuela y la comunidade”, realizado de 10 a 21 de julho, na cidade de Morélia no México.

O evento, que contou com a participação de educadores do Brasil, México, Colômbia, Peru, Argentina, Venezuela, Espanha, foi organizado em três momentos distintos: Rotas pedagógicas – que consiste em conhecer e interagir com escolas do país organizador do evento; Socialização das vivências e aprendizagens nas rotas pedagógicas, com reflexões teóricas; Discussões teórico-práticas nas mesas temáticas por eixo orientador, dos temas abordados nos trabalhos inscritos e previamente lidos, visando uma reflexão mais consistente e propositoras de novas abordagens/estudos.

Segundo a professora, o encontro caracteriza-se por permitir intensa participação dos inscritos nas discussões, pois tem como requisito principal a elaboração e avaliação de um texto sobre investigação na e com a escola. Na etapa seguinte, acontece o envio dos textos dos demais inscritos nos respectivos eixos temáticos, para leitura prévia e assim, fundamentar as discussões que acontecem na etapa presencial do evento.

Clarinês apresentou durante o evento o texto “Convivência social, cidadania e direitos humanos: um tema discutido na educação básica em sessões de filmes comerciais brasileiros”, qual está disponível nas páginas 451 a 458, no site: http://www.encuentroiberoamericano.org/pdf/ejes-tematicos/memoria-2017-eje1.pdf.

A professora destaca que os diálogos com os diversos professores pesquisadores participantes no evento, constituem uma nova consciência das relações profissionais e da estrutura da educação na América Latina. “Isso permite, de algum modo, (re)pensar os processos educativos produzidos e implementados em nosso contexto escolar em que a diversidade sociocultural fundamentada no respeito e no reconhecimento da contribuição de cada grupo social, para a produção de conhecimento e de uma escola como um lugar de novas reflexões”.