Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa analisa a intenção de compras de presentes para o Dia dos Pais em Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 08 de Agosto de 2017, 17h32 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Pesquisa realizada por professores pesquisadores e alunos voluntários do Eixo de Gestão e Negócios do IFFar - Campus Santo Augusto, no dia 02 de agosto de 2017, conheceu a intenção de compras de presentes para o Dia dos Pais, dos consumidores do município de Santo Augusto.

A atividade coordenada pela professora e pesquisadora, Maira Fátima Pizolotto, com a colaboração da professora e pesquisadora, Simone Beatriz Nunes Ceretta, contou com o apoio dos alunos voluntários do curso Técnico em Administração, Andressa Boni, Aldineo Sperotto, Thaís Dutra, Talia Hornung e João Victor Oliveira

Professoras com os alunos da pesquisa 2

Foram entrevistados 105 consumidores, abordados em áreas centrais do município, cujo perfil predominante foi público feminino, geração Y (27 a 37 anos) e empregados com renda mensal.

O resultado revela que 81% irão ou pretendem comprar algum presente para o Dia dos Pais. E em sua maioria pretendem presentear o pai, o marido e o sogro.

Dos entrevistados 91% irão efetuar suas compras no município de Santo Augusto, apenas 9% pela internet e em outras cidades.

Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (40%), calçados (13%), perfumes/cosméticos (11%), aparelhos eletrônicos (7%). Ainda, a pesquisa demonstrou a preferência por outros tipos de presentes como: mobiliário, relógio, doces, flores, livros, bebidas, ferramentas e artigos esportivos.

Referente ao valor a ser investido no presente, a maioria (41%) pretende gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 30% acima de R$100,00 e 24% até R$ 50,00.  Ainda, 5% das pessoas irão investir um valor mais significativo em suas compras, acima de R$300,00.

Os pesquisadores consideram os resultados positivos, pois percebe-se que houve uma retração no poder de compra da população nos últimos meses, mas ainda assim, a maioria das pessoas irão presentear e o mais importante, comprando no próprio município e desenvolvendo assim, os negócios locais.

Para a professora de Marketing, Simone Ceretta, pesquisas como essa fornecem informações importantes a serem usadas pelos gestores de estabelecimentos varejistas locais. Com base nesses dados e de estudos do comportamento de compra do consumidor é possível desenvolver ações específicas capazes de atrair e manter clientes.

Datas comemorativas como o Dia dos Pais, movimentam o comércio,  aumentam o fluxo de pessoas nas lojas, estimulam o interesse e a motivação para as compras e exigem o desenvolvimento de estratégias de gestão voltadas a atender as necessidades e os desejos do consumidor, que se mostra cada vez mais exigente e carente de produtos, promoções e atendimento de excelência.