Página inicial > Santo Augusto > Alunos do Campus Santo Augusto encenam adaptação do livro “O Médico e o Monstro”
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 16h40 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos do 2º ano do curso Técnico em Agroindústria na modalidade Proeja do IFFar – Campus Santo Augusto apresentaram a peça teatral "O Médico e o Monstro"  durante o 1º Festival de Arte, Cultura e Literatura. O evento ocorreu no mês de setembro durante o IX Comunidade no Campus.

DSC 0087

Foto: alunos do Proeja apresentam adaptação teatral do livro O Médico e o Monstro

Segundo a professora de língua portuguesa e literatura do campus Santo Augusto, Stéphane Rodrigues Dias, a ideia do teatro surgiu a partir do Projeto Pedagógico Integrador (PPI) sobre a temática Homem-Máquina. “Começamos, nas aulas de língua portuguesa e literatura, a discutir textos, trailers e música que traziam a ideia de androide, cyborg e suas relações", conta Stéphane.

A adaptação da obra de Louis Stevenson, 'O Médico e o Monstro', foi um dos textos trabalhados em aula. A ideia de apresentá-lo na forma de teatro, de acordo com a professora Stéphane, veio de uma aluna: "começamos a ler a obra inteira em aula e com isso, a estudante Michele Fátima de Moura sugeriu que fizéssemos uma atividade em forma de teatro; aceitei o desafio e adaptei o texto”.

Os estudantes foram divididos em tarefas para a produção da peça. Stéphane destaca que foram dois intensos meses de ensaio. “A professora de artes, Téoura Benetti, entrou com a turma do 3°ano no projeto e, juntos, ensaiamos o texto com cenário digital, música, figurino, e depois, com trechos do filme, de modo a gerar a ambientação necessária a uma história do final do século XIX”.

Estudantes relatam superação

Com a atividade, os alunos trabalharam com leitura, interpretação, descrição, narrativa, oratória, produção de cartazes temáticos e atuação.

DSC 0108

Foto: a peça apresentada pelos alunos do Proeja utilizou cenário digital e figurinos de época

Para Stéphane, o legado da apresentação é intangível. “Ficam as fotos, a filmagem, o convite para apresentarmos a peça em Boa Vista do Buricá em novembro, as tocantes palavras dos estudantes nas redes sociais e a alegria da superação de cada um", relata a professora.

Stéphane também destacou o trabalho de alguns alunos. "Os estudantes Andrei Hoppen, protagonista, Maicon Lopes e o Paulo André de Mattos foram os que mais relataram superação. Também contamos com a participação do aluno do curso Técnico em Administração, Luan Felipe dos Santos Motta, que mostrou sua dedicação ao palco e sua afinidade com as artes. Tivemos muitos auxílios técnicos indispensáveis”.

De acordo com a professora Stéphane, os depoimentos dos estudantes são "tocantes". Paulo disse que "amou" o palco; Andrei disse que nunca esquecerá o que aprendeu.

"Vários alunos perderam o medo do palco e do público, sem falar do medo do livro ou de ler um texto complexo", disse a professora, que também relatou superação: "eu mesma me superei enquanto adaptadora, produzindo um texto em tempo record, e enquanto diretora. Mas é indiscutível que todos saímos melhores do que entramos neste projeto”.

Festival - O 1º Festival de Arte, Cultura e Literatura do IFFar - Campus Santo Augusto aconteceu no dia 13 de setembro, através da exposição dos trabalhos realizados ao longo do ano, pelos alunos dos cursos técnicos, nas disciplinas de arte e literatura. Foram apresentados curtas metragens feitos no projeto de cinema “Lanterna Mágica” e trabalhos de arte e literatura. Também foi apresentada no auditório da instituição a peça teatral “O médico e o Monstro”, encenada pelos alunos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na modalidade Proeja.

Campus Santo Augusto promove o IX Comunidade no Campus

Alunos do Campus Santo Augusto aprendem literatura encenando textos de autores brasileiros

Ascom - Campus Santo Augusto

Com edições da Secom - Reitoria