Página inicial > Santo Augusto > Alunos aprendem literatura encenando textos de autores brasileiros
Notícias Santo Augusto

Alunos aprendem literatura encenando textos de autores brasileiros

Publicado em Sexta, 29 de Setembro de 2017, 18h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nos dias 21 e 28 de setembro, durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ministradas pelo professor Edevandro Sabino, na turma do 3º ano do curso técnico em Administração do IFFar-Campus Santo Augusto, aconteceu a apresentação de trabalhos voltados para a 2ª Geração do Modernismo – Poesia.

Segundo o professor, esse período que aconteceu entre 1930 a 1945, teve como principais representantes poetas como: Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Murilo Mendes entre outros, nomes que figuram entre os maiores escritores da Literatura Brasileira e da Língua Portuguesa. “A 2º geração modernista se destacou pelo rompimento com a fase polêmica do movimento além de resgatar algumas formas clássicas como, por exemplo, o soneto e o verso rimado, mantendo também características conquistas anteriormente com a Semana de 1922”.

Durante as apresentações dos trabalhos os alunos representaram, recitaram e encenaram texto dos poetas citados. Identificaram as características de cada poesia relacionando-as com o período histórico e identificando as características de cada uma. Além disso, também foi apresentada a biografia e curiosidades de cada poeta. Também foram confeccionados murais com poesias diversas dos poetas modernistas que serão expostos nos corredores da instituição para que os demais estudantes, servidores e visitantes possam também se contagiar com a arte literária.

O professor Edevandro Sabino afirma que atividades como essa cumprem com um dos papéis fundamentais do Ensino de Literatura que é despertar no estudante o gosto pela Literatura, Leitura e Arte. “Estou muito contente com a dedicação e empenho da turma que mais uma vez acolheu a proposta de atividade diferenciada e realizou um excelente trabalho”, destaca Edevandro.

IMG 20170928 150230253

IMG 20170928 144233825