Página inicial > Santo Augusto > As várias faces da canção do exílio na perspectiva de construção de uma Identidade Nacional
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 12 de Março de 2018, 15h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor de Língua Portuguesa e Literatura do IFFar – Campus Santo Augusto, Edevandro Sabino, promoveu com a turma do 2º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, uma atividade inspirada no poema “Canção do Exílio”, com o objetivo de representar a identidade nacional nas diferentes épocas e na visão de diferentes autores.

Segundo o professor, o poema “Canção do Exílio”, escrito por Gonçalves Dias em 1843, buscava transcrever de maneira lúdica uma terra cheia de belezas e atrativos naturais, que por sua exuberância, causava no poeta que estava longe uma grande nostalgia e o infinito desejo de regresso. “O poema, de extrema graciosidade, tomou proporções gigantescas e ficou marcado como precursor de uma literatura de formação de identidade”.

A importância do texto despertou interesse em outros grandes escritores da literatura brasileira de diferentes épocas. “Cada um desses escritores, tomando como inspiração a Canção do Exílio, produziram outros textos que também tinham a pretensão de descrever o Brasil, ressaltando, no entanto as características de cada época”, explica o professor.

Na atividade realizada pelos alunos, foram escolhidos os autores Casemiro de Abreu, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim e Jô Soares. A turma foi dividida em pequenos grupos, sendo que cada grupo ficou responsável pela pesquisa e análise de um texto e posteriormente apresentação para o grande grupo na forma de Seminário.

Após a realização da referida pesquisa e apresentação, cada grupo ficou responsável por ilustrar a realidade retratada na versão da Canção do Exílio em que se detiveram a realizar a pesquisa. “Esse trabalho teve como principal objetivo aproximar o texto literário dos estudantes do Ensino Médio, mostrando que a Literatura acompanha toda a evolução histórica, artística e cultural de um povo”, destaca o professor Edevandro.

28871848 1785055044849531 2668582138713997312 n