Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa busca saber a intenção de compra para o Dia das Mães em Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Pesquisa busca saber a intenção de compra para o Dia das Mães em Santo Augusto

Publicado em Quinta, 03 de Mai de 2018, 18h37 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Dia das Mães é considerado a segunda data comemorativa mais importante para o varejo, capaz de movimentar as lojas e trazer o consumidor às compras.  De acordo com a pesquisa realizada em Santo Augusto sobre a intenção de compra para a data, 86% dos entrevistados pretendem presentar.

O estudo em destaque faz parte do projeto desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto “Pesquisa de Opinião como ferramenta de Gestão”, coordenado pela professora Maira Pizolotto, com a colaboração na área de Marketing da professora Simone Nunes Ceretta. Foram aplicados 100 questionários pelos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administração, Khetlyn Günther e Vitor Dias e  do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, Eduardo Camargo, Pedro Lorenset, João Victor Oliveira, Taline Guse, Talita Göettems e Vinícus Figur.

Grupo de Professores e alunos voluntários responsáveis por Pesquisa Dia das Mães Pedro Lorenset Khetlyn Günther Talita Göettems Vinicius Figur

O Perfil dos respondentes é formado por 54% de pessoas do sexo feminino e 46% do sexo masculino. A maioria dos entrevistados possui entre 27 e 57 anos, pertencentes às gerações Y e X, 57% são casados e 37% estão solteiros.

Considerando a empregabilidade dos respondentes, 81% estão trabalhando, enquanto 19% encontram-se em situação de desemprego. Quando questionados acerca de onde irão fazer suas compras, 92% pretendem comprar no comércio de Santo Augusto, 6% farão compras via on-line e apenas 2% irão para outras cidades. Quanto aos itens mais desejados para a compra estão: roupas (46%), perfumes/cosméticos (18%), flores/doces/livros (13%), calçados (9%), aparelhos eletrônicos (6%), mobiliário (4%) joias e relógios (2%) e outros 2%.

Diante da concorrência acirrada é importante ao varejista identificar o que faz as pessoas optarem por uma loja ou outra. Assim, questionados sobre os atributos mais relevantes nessa escolha, 38% mencionaram os preços acessíveis, seguido do atendimento de excelência (33%) e da qualidade dos produtos (24%). Cabe destacar que, 65% costumam realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra.

O QUE FAZ VOCÊ OPTAR POR UMA LOJA PARA FAZER SUA COMPRA:

FREQUÊNCIA

PERCENTUAL

Preços acessíveis

38,46%

Atendimento de excelência

32,97%

Qualidade dos produtos

24,18%

Ambiente de loja agradável

2,20%

Prazos/parcelas maiores para pagamento

1,10%

Ações promocionais

1,10%

Quanto ao valor gasto na compra do presente, 13% pretendem gastar até 50,00; 48% pretendem gastar entre R$ 51,00 a 100,00; 22% de R$ 101,00 a 150,00; e 17% acima de R$ 150,00. Dos respondentes 56% irão comprar à vista em dinheiro, 20% irão parcelar no cartão de crédito e, 10% usarão o cartão de débito, o restante usará outras formas de pagamento como cheques pré-datados e crediário próprio das lojas.

Os resultados da pesquisa mostram-se benéficos ao comércio local, uma vez que a maioria pretende comprar no próprio município de Santo Augusto. Outra questão relevante é observar o atributo preço, sendo necessárias estratégias específicas para atrair consumidores com valores mais acessíveis, além de um atendimento diferenciado. Cabe ao varejista saber aproveitar os elementos emocionais da data e combiná-los com os interesses e limitações dos consumidores (que se mostram mais cautelosos), a fim de estimulá-los às compras.