Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do técnico em Administração realizam Júri Simulado
Notícias Santo Augusto

Estudantes do técnico em Administração realizam Júri Simulado

Publicado em Sexta, 11 de Mai de 2018, 16h53 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Na manhã desta sexta-feira, dia 11 de maio, os alunos do 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, do IFFar – Campus Santo Augusto, realizaram um Júri simulado no auditório da instituição.

A atividade orientada pela professora da disciplina de Direito, Alini Taborda, teve como objetivo simular um tribunal judiciário, onde os participantes têm funções predeterminadas. Os estudantes se prepararam previamente para defender o tema com argumentos convincentes, a partir daí, cada grupo lançou sua tese inicial, defendendo seu ponto de vista, na medida em que surgiam réplicas e tréplicas. Por fim cada grupo teve um tempo para suas considerações finais. O júri popular então reuniu-se para socializar os apontamentos feitos e decretar o veredicto.

Para a professora Alini, o júri simulado é uma ótima estratégia de ensino a ser adotada quando se trata de um assunto polêmico, ou que, perceptivelmente divide opiniões. Isso porque permite que sejam discutidos vários pontos de um mesmo tema, auxiliando no processo de construção e desconstrução de conceitos. Além disso, instiga o senso crítico a participação e a reflexão.

Alini ressalta que, no desenvolvimento da dinâmica, os estudantes se destacaram e impressionaram o público em suas argumentações, postura ética, fundamentação e desenvoltura oral. “Sem dúvida, alguma, os principais objetivos (debater o tema, formular argumentações consistentes, fundamentar um argumento na lei, tomar um posicionamento, exercitar a expressão e o raciocínio, amadurecer o senso crítico) da atividade foram atingidos”.