Página inicial > Santo Augusto > Estudantes produzem revistas baseadas em clássicos da literatura brasileira
Notícias Santo Augusto

Estudantes produzem revistas baseadas em clássicos da literatura brasileira

Publicado em Quarta, 23 de Mai de 2018, 18h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFFar - Campus Santo Augusto, Edevandro Sabino,  propôs para a turma do 2º ano do Curso de Administração Integrado ao Ensino Médio a produção de uma revista literária, baseada em clássicos do romantismo.

Ao trabalhar o romantismo com a turma, o professor apresentou os autores Joaquim Manoel de Macedo, José de Alencar, Visconde de Taunay, Manuel Antônio de Almeida e suas respectivas obras. Após solicitar a leitura de alguns romances, os estudantes foram divididos em pequenos grupos, ficando cada grupo responsável pela produção de uma revista literária de uma das obras, estabelecida por sorteio.

Nas revistas precisava aparecer o autor e seu estilo literário, o resumo e análise do livro, os personagens, cenas imperdíveis, o cenário, a moda da época, ano que passa a história e o que estava acontecendo de importante no Brasil e no mundo, curiosidades, ilustrações e fotos.

Para o professor Edevandro, esse trabalho foi importante, pois através deles os alunos tiveram contato com os autores e suas obras e perceberam durante o processo de pesquisa e produção das revistas, a importância desses textos para a suas formações pessoais e profissionais. No final as revistas foram apresentadas na forma de seminários para que todos os colegas conhecessem os diferentes trabalhos realizados na turma.

33180095 1860546923967009 743060880152854528 n

Edevandro destaca o desafio que é trabalhar Literatura Brasileira no Ensino Médio. “Em tempos midiáticos modernos e com diversas oportunidades de contato com outras manifestações artísticas, em tempos de grandes produções de best  sellers e de outros textos ficcionais com mais ações e dinamismo, trabalhar os clássicos da Literatura Brasileira muitas vezes se torna uma atividade entediante para os estudantes. Por outro lado, os clássicos sempre serão importantes, pois através deles se resgata muito da história, da formação de identidade, das origens de nossa sociedade e da riqueza de nossa língua, por isso e por tantos outros motivos se faz necessário que a escola mostre também esses textos aos jovens”.