Página inicial > São Borja > Projeto Turistando em São Borja inicia neste sábado com passeio em Museus
Notícias São Borja

Projeto Turistando em São Borja inicia neste sábado com passeio em Museus

Publicado em Quinta, 26 de Mai de 2022, 15h56 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Com o objetivo de prestigiar e conhecer melhor os locais turísticos da cidade, o Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, inicia neste sábado (28), o primeiro roteiro turístico do projeto de ensino “Turistando em São Borja”.

thumbnail turistando

O primeiro passeio terá como destino os museus Getúlio Vargas e João Goulart, iniciando às 15h, no Museu Getúlio Vargas.

Como são locais fechados, a atividade será mantida mesmo com tempo instável (chuvoso). O início do projeto estava previsto para o dia 28/05, com a rota Monumento Tricentenário, Fonte São Pedro, Museu do Esporte Alcino Rosa e Parcão, porém por motivos de chuva, foi cancelado. Este roteiro será ofertado posteriormente.

“Turistando em São Borja”, trata-se da realização de passeios em atrativos turísticos da cidade, que ocorrerão ao longo do ano, um sábado a cada mês, com o objetivo de prestigiar e conhecer melhor os locais turísticos do município. Ao final de cada passeio, os participantes farão um piquenique para conversar sobre os aspectos gerais dos locais visitados, analisando pontos fortes e fracos de cada atrativo.

O projeto foi idealizado para os alunos do curso, mas todos que quiserem acompanhar são convidados a participar. As atividades iniciam sempre às 15h, no primeiro local indicado do dia e não há custo de entrada nos locais. Em caso de tempo instável (chuva em locais abertos), o passeio será cancelado e nova data será indicada ao grupo.

De acordo com a professora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo, Eliane Coelho, a ideia do projeto de ensino partiu de uma aluna do curso. “Em conversa em sala de aula, identificamos que vários alunos não conhecem todos os atrativos turísticos da cidade ou não visitam alguns destes lugares há tempo. Ter contato com estes locais durante o curso, auxilia na compreensão dos alunos sobre o que é tratado em aula e instiga a visão crítica construtiva em relação a situação dos locais e o que pode ser feito”, ressalta a professora.

Com o objetivo de agilizar as comunicações, inclusive em casos de cancelamentos, como ocorreu no primeiro roteiro, o grupo de participantes do projeto mantém um grupo de Whatsapp para troca de informações.

Como se trata de um projeto de ensino, a ideia inicial é promover os roteiros com alunos do curso de Turismo e servidores do IFFar. Conforme a professora Eliane Coelho, não há problemas do público externo acompanhar, mas ainda não há uma organização específica para atender a população em geral neste primeiro momento.

Dependendo do desenvolvimento e do êxito dessa fase inicial, a atividade poderá transformar-se em um projeto de extensão futuramente, totalmente formatado para a comunidade externa.

Confira o cronograma de passeios nos anexos.

Anexos: