Página inicial > São Borja > NEABI promove I edição do Novembro Negro
Notícias São Borja

NEABI promove I edição do Novembro Negro

Publicado em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 17h23 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

I edição do evento marcou o mês da Consciência Negra no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja

Entre os dias 08 e 28, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja promoveu a I edição do Novembro Negro.

nevembronegro2023iiii

Foto: alunos negros dos Cursos Técnicos Integrados posam para foto /Ascom

Com convidados especiais, palestras, rodas de conversa, oficinas, mostras e exposições artísticas e culturais, o evento celebrou duas décadas da Lei 10.639/03. O foco foi aprofundar e discutir sobre a temática "Educação para as relações étnico-raciais (ERER) em (per)curso: desafios e urgências para a EBTT".

Pensado como uma forma de contemplar a temática racial sob diferentes perspectivas, a I edição do Novembro Negro buscou aproximar a identidade negra a narrativas e sujeitos positivados, potentes e diversos, sem cair na armadilha de associar negritude à dor, violência e miserabilidade.

O evento ainda contou com a parceria com o GEICAI (Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura Afro-Brasileira e Indígena), o PET História da África da Unipampa e das exposições nos corredores realizadas pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados nas disciplinas de História do Profº Alexander Machado e de Literatura da Profª Soraya Corrêa, uma sendo sobre a cultura dos impérios e povos africanos e outra sobre a literatura de autoria negra.

Além disso, entre os destaques do mês, esteve a defesa de (TCC Trabalho de Conclusão de Curso) do aluno Felipe Lencina, do Curso Técnico em Informática Integrado, cujo propósito é a divulgação de conteúdos afro-referenciados e o empoderamento da comunidade negra por meio da criação do site "Black Panthers".

novembronegro2023iiiiii

Foto: Exposição Poesia Preta desenvolvida pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados nas escadarias do 2° andar /Ascom

Prof° Jordane Alves comenta sobre o evento e conquistas do NEABI em 2023

Prof° Jordane Alves, coordenador do NEABI, entende o evento como um encerramento de todo trabalho realizado pelo núcleo em 2023 e pontua: “Foi possível firmar novas parcerias, fortalecer as parcerias antigas, trabalhar em rede, propondo atividades com os alunos o ano todo e abrir diálogos honestos e amplos. As questões raciais são tratadas de uma maneira muito isolada e a conquista do NEABI em 2023 foi ter escapado desse formato de currículo festivo, da pedagogia de eventos.”

novembronegro2023iiiiiiiiiiii

Foto: Coordenador do NEABI, Profº Jordane Alves, ministra aula sobre educação antirracista para os servidores do Campus São Borja /Ascom

Prof° Jordane também acredita que as provocações do NEABI estão surtindo efeito na instituição “os nossos professores de uma maneira bem embrionária já estão se sentindo mais confortáveis para propor atividades que antes não eram trabalhadas. A gente tem conseguido se reunir ali de maneira efetiva, e tomar decisões em grupo, buscando um trabalho colaborativo em rede, com parcerias de São Borja e de outros municípios da região também.”

20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi um dos maiores símbolos da resistência contra a escravidão no Brasil.