Página inicial > São Borja > Conheça o Curso de Sistemas de Informação
Notícias São Borja

Conheça o Curso de Sistemas de Informação

Publicado em Quarta, 18 de Janeiro de 2017, 11h58 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Das 13 profissões que estiveram em alta em 2016, ano de grande crise econômica e diminuição de postos de empregos, a área de TI aparece em 3 posições. Veja elas:

1) Gerente/ coordenador de infraestrutura
Perfil: Profissional com formação em sistemas ou ciências da informação. É responsável pela gestão de infraestrutura de TI – telecomunicações, suporte e data center.

Por que está em alta: Infraestrutura de TI afeta diretamente a eficiência operacional da empresa, além de trazer reduções de custos. Eficiência e custos são os dois dos principais objetivos das companhias.

2) Gerente/ coordenador de plataformas mobile e web
Perfil: Para web é necessário ter conhecimento no desenvolvimento em Java, Groovy, DevOps. Para mobile, conhecimentos IOS e Android. Lidera equipe de desenvolvedores de aplicativos, ferramentas web, visa aproximar o usuário da marca/empresa.

Por que está em alta: Existe uma tendência na maioria dos setores da economia (incluindo financeiro, varejo, bens consumo, entre outros) da migração do ponto de venda e do relacionamento com clientes para plataformas on-line e de e-commerce.

12) Desenvolvedor de aplicativos para smartphones
Perfil: Profissional apaixonado por tecnologia, com cursos na área e conhecedor da linguagem de programação em diversas plataformas. Ele é responsável por traduzir uma ideia em um aplicativo amigável e convidativo para o público em geral.

Por que está em alta: O mercado tem buscado alternativas diante da crise e muitas soluções criativas vêm de startups e aplicativos que visam diminuir custos, encurtar distâncias, compartilhar produtos e conhecimentos. As empresas que já perceberam isso vão necessitar desses profissionais para operacionalizarem suas estratégias.

Fonte: Reportagem do Portal G1, de 17/01/2016.

_________________________________________________

Bacharelado em Sistemas de Informação

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa a formação de profissionais da área de Computação e Informática para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações.

Considerando a formação técnica, o profissional formado pelo IF Farroupilha deverá, ao final do curso, ter desenvolvido competências/habilidades específicas do profissional de Sistemas de Informação, tais como:

• Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da Informação nas organizações;
  • Atuar nas organizações públicas e privadas utilizando as modernas tecnologias da informação, a fim de atingir os objetivos organizacionais;
  • Identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações;
  • Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas;
  • Gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização;
  • Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação;
  • Gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de sistemas de informação;
  • Compreender e aplicar novos processos de negócio;
  • Representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um sistema de informação.

O curso tem duração de oito semestres (quatro anos) sendo realizado no período noturno. Na sua grade curricular apresenta disciplinas como fundamentos de programação, técnicas de programação, processo de software, programação orientada a objetos avançada, projeto de software, gestão de tecnologia da informação entre outras. Tem oferta anual com 30 vagas.

Projeto Pedagógico: Acessar

Contato: Página do Curso – Conhecer o Curso!

Inscrições: ENEM/SISU

Edital 2017: Seleção para Cursos Superiores do IFFar através do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2017. Acessar

Saiba Mais:

Empresa Júnior do curso de Sistemas de Informação assina seu primeiro contrato

Equipe do Campus São Borja vence torneio nacional de inteligência artificial

Equipe de Docentes do Câmpus São Borja vence Campeonato Regional de Programação

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Por meio dos programas de auxílio financeiro aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica são disponibilizados Auxílio Transporte, Auxílio Permanência e Alimentação. Também o Setor disponibiliza semestralmente um edital de Auxílio para Participação de Estudantes em eventos científicos, tecnológicos, artísticos, culturais, desportivos e eventos de organização e representação estudantil.

O Campus São Borja tem em sua estrutura um restaurante universitário e também casa do estudante (previsão de início para 2017) e uma área de lazer com jogos e acesso a computadores e internet.

Além disso, o setor de assistência estudantil conta com uma equipe multidisciplinar de apoio aos estudantes com médico, dentista, psicóloga, nutricionista, enfermeira, técnica em enfermagem, assistente social e assistente de alunos.

Galeria de Imagens - clique na imagem para visualizar